Mundo

Seul propõe a Pyongyang iniciar negociações em fevereiro

Foram abertas as possibilidades para o primeiro encontro entre os dois vizinhos desde o bombardeio do final de novembro

Coreia do Norte tem a quinta maior Forças Armadas do mundo (WIKIMEDIA COMMONS)

Coreia do Norte tem a quinta maior Forças Armadas do mundo (WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 06h33.

Priorizar nos meus resultados Google

Seul - A Coreia do Sul propôs nesta quarta-feira negociações militares com Pyongyang a partir de fevereiro, informaram fontes governamentais sul-coreanas, que abrem assim a possibilidade de um primeiro encontro entre os dois vizinhos desde o bombardeio do final de novembro.

O ministério sul-coreano da Defesa indicou que havia enviado uma mensagem ao norte para propor a data de 11 de fevereiro para um encontro na região fronteiriça de Panmunjom.

Este primeiro contato serviria para definir calendário, agenda e local das negociações em alto nível, acrescentou o ministério.

A Coreia do Sul aceitou na semana passada uma proposta do Norte de iniciar negociações militares "em alto nível" com o fim de acalmar tensões.

Mas também havia advertido novamente que o Norte deveria admitir sua responsabilidade nos dois incidentes graves ocorridos em 2010, que pioraram claramente as relações entre o Sul e o Norte.

Em março, 46 marinheiros sul-coreanos morreram após o ataque à corveta "Cheonan", atribuído por uma investigação internacional à Pyongyang (que negou). No fim de novembro, o Norte bombardeou a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, com um balanço de quatro mortos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaGuerrasDiplomaciaCoreia do Sul

Mais de Mundo

Trump diz que unificação da Irlanda seria 'fantástica' e que vai acontecer eventualmente

Trump diz que acordo comercial entre EUA e Canadá pode sair ‘em breve’

Brasil e China devem transformar descarbonização em estratégia, diz ex-embaixador

Evento reúne 20 mil pessoas em mesa de 5km para quebrar recorde do Guinness