Mundo

Sequestro de avião em Malta: o que se sabe até agora

O avião é ocupado por 118 pessoas, das quais 7 são tripulantes e 111 são passageiras. Segundo imprensa local, sequestradores são de grupo pro-Gaddafi

Airbus A320-214 da companhia aérea Afriqiyah Airways em Malta: aeronave foi sequestrada na Líbia e teve rota desviada (Darrin Zamit-Lupi/Reuters)

Airbus A320-214 da companhia aérea Afriqiyah Airways em Malta: aeronave foi sequestrada na Líbia e teve rota desviada (Darrin Zamit-Lupi/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 11h08.

Última atualização em 23 de dezembro de 2016 às 11h12.

São Paulo – Um Airbus A320-214 da companhia aérea Afriqiyah Airways foi sequestrado nesta sexta-feira enquanto voava na Líbia da cidade de Sebha para a capital Tripoli. O percurso deveria durar pouco mais de duas horas, mas a aeronave teve a sua rota desviada e pousou no Aeroporto Internacional de Malta.

De acordo com informações do jornal local Times of Malta, dois sequestradores alegam estarem portando granadas e ameaçam explodir o avião. Ainda segundo a publicação, a dupla seria parte de um grupo pró-Muammar Gaddafi, o ditador líbio que foi deposto e morto em 2011 depois de quatro décadas no poder.

Segundo a agência Associated Press, o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, confirmou que há um time de negociadores aguardando para entrar em cena e que o local está cercado por soldados. O avião é ocupado por 118 pessoas, das quais 7 são tripulantes e 111 são passageiras (82 homens, 28 mulheres e uma criança).

As demandas dos sequestradores ainda não foram divulgadas e a situação pode ser acompanhada ao vivo em uma transmissão que está sendo realizada pela internet pela rede de televisão de Malta TVM. Há pouco, imagens revelaram que mulheres e a criança estariam sendo liberadas em segurança.

O mapa abaixo produzido pelo site FlightRadar24 mostra o trajeto que o Airbus deveria ter feito e o momento em que teve a sua rota desviada para Malta.

Avião é sequestrado na Líbia e tem rota desviada para Malta

Avião é sequestrado na Líbia e tem rota desviada para Malta (FlightRadar24/Divulgação)

 

Acompanhe tudo sobre:AirbusAviõesLíbiaSequestros

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua