Mundo

Senado vota Projeto Ficha Limpa hoje e pré-sal em junho

Brasília - O governo e a oposição fecharam hoje (19) um acordo para a votação dos projetos do pré-sal como moeda de troca pelo Projeto Ficha Limpa que será votado hoje pelo Senado. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou a retirada da urgência constitucional sobre o projeto da Petrosal - um dos quatro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O governo e a oposição fecharam hoje (19) um acordo para a votação dos projetos do pré-sal como moeda de troca pelo Projeto Ficha Limpa que será votado hoje pelo Senado.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou a retirada da urgência constitucional sobre o projeto da Petrosal - um dos quatro projetos sobre o assunto que tranca a pauta da casa.

Com isso, segundo Jucá, o projeto sobre o Fundo Social será votado no próximo dia 8 e o que trata sobre a capitalização da Petrobras e a sessão onerosa da União de 5 bilhões de barris para a empresa, no dia 9 - ambos ainda com urgência constitucional. O projeto sobre a criação da Petrosal fica para votação no dia 16.

O quarto projeto do marco regulatório do pré-sal, que institui o regime de partilha de produção, deve ficar para votação após as eleições. Isso porque o projeto recebeu emenda da Câmara dos Deputados que trata sobre a divisão dos royalties, assunto que o governo prefere evitar durante o período eleitoral.

Assim, com uma manobra, o trecho que trata sobre o novo regime de partilha deve ser acrescentado na forma de emenda ao projeto sobre o Fundo Social. Dessa forma, o governo pretende aprovar o novo regime, deixando a discussão dos royalties para depois.

O acordo para votação do marco regulatório do pré-sal foi conseguido junto com as negociações sobre a votação do projeto Ficha Limpa, que será votado hoje no Senado, depois de um acerto entre os líderes ontem. A pauta da casa está trancada pelos projetos do pré-sal e três medidas provisórias.

Acompanhe tudo sobre:CongressoGovernoPolítica

Mais de Mundo

Parentes de reféns do Hamas em Gaza foram presos durante discurso de Netanyahu no Congresso dos EUA

Candidato opositor venezuelano lamenta decisão do TSE de suspender missão à Venezuela

Diretor do FBI questiona se Trump foi atingido por bala ou estilhaço

Eleições nos EUA: Trump está à frente de Kamala em 4 estados decisivos, diz pesquisa

Mais na Exame