Mundo

Secretário-geral da OEA propõe suspensão da Venezuela

Desde meados do ano passado, a organização regional avalia o governo Maduro e solicitou a adoção de medidas para restaurar a democracia no país

Venezuela: "Os esforços diplomáticos não resultaram em nenhum progresso. Repetidas tentativas de diálogo fracassaram e os cidadãos da Venezuela perderam ainda mais fé em seu governo e no processo democrático" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Venezuela: "Os esforços diplomáticos não resultaram em nenhum progresso. Repetidas tentativas de diálogo fracassaram e os cidadãos da Venezuela perderam ainda mais fé em seu governo e no processo democrático" (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de março de 2017 às 21h25.

Caracas - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, propôs nesta terça-feira a suspensão da Venezuela da entidade, caso o governo socialista não realize eleições gerais o "mais breve" possível.

Desde meados do ano passado, a organização regional com sede em Washington avalia o governo socialista de Nicolás Maduro e solicitou a adoção de medidas para restaurar a democracia no país, tais como o direito a eleições e o fim à perseguição de dissidentes.

Amparado em decisões de tribunais regionais, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) suspendeu no ano passado a convocação de um referendo revogatório do mandato de Maduro, enterrando a possibilidade de substituí-lo antes que ele cumpra seu mandato, até o início de 2019.

"Os esforços diplomáticos não resultaram em nenhum progresso. Repetidas tentativas de diálogo fracassaram e os cidadãos da Venezuela perderam ainda mais fé em seu governo e no processo democrático", disse Almagro.

"Os fatos não deixam dúvidas. A Venezuela viola todos os artigos da Carta Democrática Interamericana", acrescentou o ex-chanceler uruguaio.

Para que a Venezuela seja suspensa, dois terços dos 34 países que integram a OEA devem votar a favor da medida.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroOEA

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro