Mundo

Secretário de Estado entrega carta de Trump a ministro norte-coreano

Chefes da diplomacia dos dois países se encontraram durante fórum de ministros de Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático

Mike Pompeo: "Tivemos uma conversa rápida, educada", escreveu o secretário de Estado (Alex Wroblewski/Reuters)

Mike Pompeo: "Tivemos uma conversa rápida, educada", escreveu o secretário de Estado (Alex Wroblewski/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 09h43.

Bangcoc - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse neste sábado que durante a conversa que teve em Singapura com o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, lhe entregou uma carta do presidente americano, Donald Trump, destinada ao líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"Tivemos uma conversa rápida, educada", escreveu Pompeo no Twitter, acrescentando que a carta de Trump era uma resposta à que recebeu de Kim recentemente, sem dar mais informações.

Os chefes da diplomacia dos dois países se encontraram brevemente durante o fórum de ministros de Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Singapura.

Trump e Kim tiveram uma reunião histórica no mesmo país, no dia 12 de junho, na qual concordaram com a importância de avançar "passo a passo" e adotar ações "simultâneas" pela paz e pelo fim do programa nuclear norte-coreano.

O próprio Trump anunciou nas redes sociais, na última quarta-feira, que tinha recebido uma "carta muito bonita" de Kim.

Apesar da aproximação de EUA e Coreia do Norte, Pompeo advertiu hoje sobre a importância de respeitar as resoluções da ONU contra Pyongyang, ao mesmo tempo que um relatório confidencial das Nações Unidas revelou que o regime norte-coreano continua desenvolvendo o programa nuclear, apesar de ter se comprometido a desmantelá-lo.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDiplomaciaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem