Mundo

Sarkozy mantém avanço nas pesquisas para 1º turno

Esta é a primeira vez que o atual chefe de Estado lidera esta pesquisa

A gestão da tragédia por parte do atual presidente fez com que ele melhorasse concretamente sua imagem no que diz respeito à luta contra o terrorismo (Kenzo Tribouillard/AFP)

A gestão da tragédia por parte do atual presidente fez com que ele melhorasse concretamente sua imagem no que diz respeito à luta contra o terrorismo (Kenzo Tribouillard/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 17h21.

Paris - O presidente da França e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, continua a crescer nas intenções de voto referentes ao primeiro turno das eleições presidenciais, e segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal 'Le Figaro', está com 28% da preferência, um ponto à frente do socialista François Hollande.

Esta é a primeira vez que o atual chefe de Estado lidera esta pesquisa, uma tendência que segue a constatada na semana passada pelo canal 'BFM TV', que lhe atribuía 30% das intençõe de voto, contra 28% de Hollande.

Segundo essa última pesquisa, que é realizada periodicamente desde novembro, Sarkozy também obteria seu melhor resultado no segundo turno, com 46% dos votos, diminuindo sua distância para o socialista, que cairia um ponto, para 54%.

Já os candidatos da extrema direita e a extrema esquerda, Marine Le Pen e Jean-Luc Mélenchon, continuam igualmente melhorando suas posições no primeiro turno, ganhando um ponto percentual cada.

Realizada ontem e hoje com 1.148 pessoas, a pesquisa indica que 17% dos eleitores dariam seu voto ao líder da Frente Nacional, enquanto Mélenchon receberia 11%.

Os autores da consulta informaram ter constatado 'um aumento do interesse dos franceses pela questão da segurança' desde os assassinatos cometidos em Toulouse, e que a imagem de Sarkozy saiu 'nitidamente' reforçada após o episódio, apesar de Hollande seguir na liderança das intenções para o segundo turno.

A gestão da tragédia por parte do atual presidente fez com que ele melhorasse concretamente sua imagem no que diz respeito à luta contra o terrorismo, um dos principais eixos de sua política. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaFrançaNicolas SarkozyPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Grécia adota semana de 6 dias de trabalho por falta de mão de obra qualificada

Deputado democrata defende que Biden abandone campanha

Trump consegue adiar sentença por condenação envolvendo suborno a ex-atriz pornô

OMS lança 1ª diretriz para quem pretende parar de fumar; veja as recomendações

Mais na Exame