Nicolas Sarkozy: planos ambiciosos para frear a instabilidade econômica mundial (Eric Feferberg/AFP)
Da Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 07h06.
Paris - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, apresentará nesta segunda-feira seus planos para reformar o sistema monetário internacional e conter a volatilidade nos preços de alimentos e combustíveis, em discurso sobre a presidência francesa do G20.
O discurso é considerado o lançamento oficial do ambicioso programa de Sarkozy. Buscando tirar proveito da liderança no G2O para melhorar sua aprovação em casa, o presidente francês deve ser mais específico sobre medidas para combater os preços elevados de commodities, e não sobre as propostas para reformar o sistema monetário e a governança econômica mundial.
Uma disparada nos preços de alimentos, que atingiram níveis recordes em dezembro, fez das commodities uma prioridade na agenda do G20.
Mas Sarkozy parece ter conseguido um apoio insuficiente aos planos de tirar a economia mundial da dependência do dólar e estabelecer uma "novo Bretton Woods".
Sarkozy fará um discurso de 40 minutos a partir de 8h (horário de Brasília), delineando as prioridades da França para o ano.
(Reportagem adicional de Emmanuel Jarry e Yves Le Guernigou)