Mundo

Santos: início de entrega de armas das Farc marca dia histórico

As Farc asseguraram ontem que nesta quarta-feira iniciarão a entrega de 30% de seu armamento à ONU

Juan Manuel Santos: processo será conduzido de maneira reservada com a guerrilha (Henry Romero/Reuters)

Juan Manuel Santos: processo será conduzido de maneira reservada com a guerrilha (Henry Romero/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de março de 2017 às 13h56.

Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou que a Colômbia vive nesta quarta-feira um dia histórico com o início do processo de entrega das armas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Hoje é um dia histórico para o país: as Farc dizem adeus às armas para trocar a violência pela reconciliação", escreveu Santos em sua conta no Twitter.

As Farc asseguraram ontem que nesta quarta-feira iniciarão a entrega de 30% de seu armamento à ONU como parte de seu compromisso com o acordo de paz assinado com o governo, embora não tenham seguido estritamente ao calendário fixado.

Além disso, os membros da guerrilha que participam do Mecanismo de Monitoração e Verificação (MMV) do cessar-fogo, no qual também há integrantes da polícia e da missão da ONU, começarão a entregar suas armas a partir de hoje.

A Missão da ONU na Colômbia confirmou que nesta quarta-feira iniciará o processo de verificação de entrega de armas das Farc, que será conduzido de maneira reservada com a guerrilha.

"A Missão começará a partir de amanhã (quarta-feira) a identificação e o registro de todas as armas presentes nos acampamentos das Farc nas 26 Zonas e Pontos Veredais", disse a Missão em comunicado.

O ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, também enalteceu o início do processo de entrega de armas das Farc, que deve ser concluído no próximo dia 1 de junho, quando se completam os 180 dias estabelecidos para a desmobilização da guerrilha.

"Há cinco anos muitos assinalaram que as Farc jamais deixariam as armas. Hoje começam a fazê-lo com supervisão da ONU e terminarão em junho", afirmou Cristo em mensagem no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaFarcArmas

Mais de Mundo

FBI frustrou plano de atentado a bomba em Los Angeles, diz governo Trump

Vitória de Kast no Chile deve impulsionar recuperação econômica, diz BTG

María Corina Machado sofre fratura na coluna ao fugir da Venezuela

Atentado na Austrália: tudo o que se sabe até agora