Mundo

Sandy provocou inundação e pequeno incêndio na sede da ONU

O aumento do nível das águas danificou a entrada do grande salão da Assembleia Geral


	Logotipo da ONU: Instituição teve que transferir as operações de seus sistemas informáticos a um centro técnico secundário que tem em Nova Jersey
 (Mike Segar/Reuters)

Logotipo da ONU: Instituição teve que transferir as operações de seus sistemas informáticos a um centro técnico secundário que tem em Nova Jersey (Mike Segar/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 19h09.

Nações Unidas - A ONU informou nesta quinta-feira que, devido à passagem da tempestade Sandy pela costa leste dos Estados Unidos, sua sede em Nova York sofreu inundações em suas áreas mais baixas e um pequeno incêndio por causa de um curto-circuito, mas o organismo manteve o controle de suas operações em todo o mundo.

O emblemático edifício da ONU está situado justo ao lado do East River, cuja enchente pela passagem de Sandy, na madrugada de segunda para terça-feira, causou inundações em hospitais, casas e ruas de toda a zona leste de Manhattan.

O aumento do nível das águas danificou a entrada do grande salão da Assembleia Geral da ONU, assim como o teto (que era provisório dentro das obras de remodelação do edifício que estão em andamento).

Além disso, a inundação alagou uma ampla área das zonas baixas da sede, incluindo as salas de computadores, de distribuição de cartas, da imprensa, dos escritórios de gestão e do estacionamento.

Uma sala de comutadores elétricos sofreu um curto-circuito por causa de água, o que por sua vez ocasionou um pequeno incêndio, mas sem consequências.

A água chegou até o nível 3B, que está 4,3 metros acima do nível normal do rio, o que representa uma enchente ''sem precedentes'', afirmou Yukio Takasu, secretário-geral adjunto para Gestão, durante uma entrevista coletiva de vários responsáveis da ONU na qual explicaram os danos.

A ONU teve que transferir as operações de seus sistemas informáticos a um centro técnico secundário que tem em Nova Jersey, um dos estados mais afetados e onde Sandy tocou terra na segunda-feira.

Mesmo assim, as operações do organismo, especialmente as de manutenção da paz, ''não perderam continuidade'', asseguraram os responsáveis da ONU, que evitaram avaliar a quantia dos danos porque estão assegurados.

Acompanhe tudo sobre:ClimaFuracão SandyFuracõesONU

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia