Mundo

Sanções à Rússia: EUA proíbem importação de metais

As medidas tomadas hoje pretendem reduzir ainda mais a receita da Rússia com as exportações de alumínio, cobre e níquel

EUA x Rússia: Os metais são o principal produto de exportação da Rússia depois da energia (Julia Nikhinson/Sipa/Bloomberg/Getty Images)

EUA x Rússia: Os metais são o principal produto de exportação da Rússia depois da energia (Julia Nikhinson/Sipa/Bloomberg/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 12 de abril de 2024 às 21h02.

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira, 12, a proibição das importações de alumínio, cobre e níquel de origem russa, como parte das sanções adicionais aprovadas com o Reino Unido com o objetivo de reduzir a receita de Moscou e enfraquecer a Rússia no contexto da invasão à Ucrânia.

“A nova medida proíbe a importação de alumínio, cobre e níquel de origem russa e limita o seu uso no comércio mundial de metais", ressaltou o Departamento do Tesouro americano.

Fonte de renda russa

Os metais são o principal produto de exportação da Rússia depois da energia, embora seu valor tenha diminuído desde a invasão russa à Ucrânia, em 22 de fevereiro de 2022, destacou o governo britânico. As exportações russas, que somaram 25 bilhões de dólares em 2022, caíram para 15 bilhões em 2023 “devido aos esforços do G7 e de seus aliados para restringir o mercado”, acrescentou.

As medidas tomadas hoje pretendem reduzir ainda mais a receita da Rússia com as exportações de alumínio, cobre e níquel.

Acompanhe tudo sobre:RússiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca

Reino Unido e França vão estabelecer bases militares na Ucrânia em caso de acordo de paz

Trump diz que sofrerá impeachment se republicanos forem derrotados em eleições

Em reunião na OEA, Brasil condena operação dos EUA na Venezuela