Mundo

Russos excluídos da Olimpíada criam competição própria

Depois que a Federação Russa foi privada de seu credenciamento por conivência com o doping, os atletas russos só puderam competir em seu território


	Atleta russa: a bicampeã olímpica do salto com vara, Yelena Isinbayeva, decidiu suspender os treinos até esgotar possibilidades de competir
 (Dylan Martinez/File Photo/Reuters)

Atleta russa: a bicampeã olímpica do salto com vara, Yelena Isinbayeva, decidiu suspender os treinos até esgotar possibilidades de competir (Dylan Martinez/File Photo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2016 às 10h31.

Moscou - Os atletas russos excluídos dos Jogos Olímpicos do Rio pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) participarão nesta quinta-feira sua própria competição em Moscou, chamado de "Estrelas 2016".

"Na competição participarão os atletas mais fortes que não receberam autorização para participar dos Jogos do Rio", informou um porta-voz da Federação Russa aos meios de comunicação locais.

Entre eles figurarão o campeão olímpico de salto em altura, Ivan Ukhov; e os campeões mundiais em 110 metros com barreiras, Sergey Shubenkov, e salto em altura, Mariya Kuchina.

Quem não estará presente será a bicampeã olímpica do salto com vara, Yelena Isinbayeva, que decidiu suspender os treinamentos até esgotar todas as possibilidades de competir no Brasil.

Depois que a Federação Russa foi privada em novembro de 2015 de seu credenciamento por conivência com o doping, os atletas russos só puderam competir em seu território.

O presidente russo, Vladimir Putin, tachou ontem de "infundada" a desqualificação da equipe de atletismo russo, dizendo que muitos de seus integrantes são esportistas limpos.

Isinbayeva, que denunciou o "nulo apoio" recebido por parte das autoridades, pediu ontem ajuda ao chefe do Kremlin, que prometeu que tentará fazer com que a justiça seja feita, mas só "no terreno legal".

A IAAF se negou ontem a reconsiderar a decisão de vetar a equipe de atletismo russa em resposta a uma carta do ministro de Esportes da Rússia, Vitaly Mutko.

Nestes momentos, só a saltadora em distância Daria Klíshina tem direito a competir no Rio, já que cumpre o requisito exigido pela IAAF de treinar há vários anos no exterior. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtletasCompetiçãoDopingEsportesEsportistasEuropaOlimpíada 2016OlimpíadasRússia

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame