Rússia lamenta decisão de Trump de cancelar reunião com Putin
O governo russo afirmou que após o adiamento da reunião entre os presidentes, as negociações bilaterais serão interrompidas por tempo indeterminado
AFP
Publicado em 30 de novembro de 2018 às 10h01.
Última atualização em 30 de novembro de 2018 às 10h05.
O Kremlin lamenta a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , de cancelar a reunião com seu homólogo russo, Vladimir Putin , no G20, anunciou seu porta-voz na noite desta quinta-feira.
"Lamentamos a decisão do governo americano de cancelar a reunião prevista dos dois presidentes em Buenos Aires", declarou Dmitri Peskov, citado pela agência estatal de notícias russa TASS.
"Isso significa que as negociações sobre temas internacionais e bilaterais graves se adiam indefinidamente", acrescentou, ressaltando que "em respeito ao presidente russo, está disposto a manter contatos com seu colega americano".
Trump cancelou na quinta-feira sua reunião prevista com Putin na cúpula do G20 de Buenos Aires, em meio de uma escalada de tensões entre Rússia e Ucrânia.
"Me baseando no fato de que os navios e os marinheiros não foram devolvidos à Ucrânia da Rússia, decidi que seria melhor para todas as partes envolvidas cancelar a minha reunião previamente programada na Argentina com o presidente Vladimir Putin", escreveu Trump no Twitter, pouco depois de deixar Washington.
Pouco antes, contudo, ele havia dito que a cúpula do G20 representava um "momento muito oportuno" para falar com Putin.
As tensões entre Ucrânia e Rússia se reativaram no último domingo com a captura de três barcos militares ucranianos em frente à costa da Crimeia. Vinte e quatro fuzileiros navais foram detidos e três deles foram feridos no confronto.