Mundo

Rússia confirma que Trump enviou testes de Covid-19 para Putin após jornalista revelar informação

Bob Woodward afirmou em seu novo lançamento que o republicano enviou os testes apesar da escassez no país; Kremlin destaca que envio tratou-se de uma cooperação internacional

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de outubro de 2024 às 11h42.

Última atualização em 10 de outubro de 2024 às 11h44.

O Kremlin confirmou nesta quinta-feira , 10, que os Estados Unidos enviaram testes de Covid-19 à Rússia sob a presidência de Donald Trump, Apesar da escassez no país durante a pandemia, mas assegurou que se tratou de uma cooperação internacional para combater a doença. A informação vem após Bob Woodward, lenda do jornalismo americano, revelar em um novo livro que o republicano enviou secretamente lotes de testes de Covid-19 ao presidente russo, Vladimir Putin.

"Era o início da pandemia, [...] os primeiros testes não funcionavam bem e no início havia uma escassez de material. Naquele momento, todos os países tentavam fazer trocas", declarou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, durante uma entrevista por telefone com jornalistas, e acrescentou, em resposta às afirmações do livro de Woodward. "Nós enviamos um lote de respiradores artificiais [aos EUA] e os americanos nos enviaram esses testes".

Peskov, contudo, voltou a desmentir outra afirmação do jornalista, que assegura que Trump falou com Putin em segredo por até sete vezes desde que deixou a Casa Branca em 2021.

"Quanto aos telefonemas, não é certo, não aconteceu", insistiu o porta-voz da Presidência russa.

Cronista da Casa Branca há meio século com o The Washington Post, Bob Woodward revelou, ao lado de Carl Bernstein, o escândalo do Watergate que levou à renúncia de Richard Nixon em 1974. Em seu novo livro "War" ("Guerra", em tradução literal), que sairá às vendas em 15 de outubro, escreve que o agora candidato à presidência Donald Trump manteve sua relação com Putin apesar da ofensiva russa na Ucrânia.

Segundo o relato da imprensa americana que teve acesso ao livro, Putin recebeu os testes de Covid e teria pedido a Trump que não dissesse nada. "Não quero que diga a ninguém, porque as pessoas irão ficar chateadas com você, não comigo", teria dito o presidente russo a Trump.

Putin e Trump nutrem uma relação complexa. O magnata, que já expressou sua admiração pelo presidente russo, é mais suscetível a reduzir a ajuda militar e financeira à Ucrânia. A inteligência americana concluiu que houve interferência russa nas eleições presidenciais de 2016 e 2020 a favor de Trump, o que o republicano nega categoricamente, assim como a diplomacia russa.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)RússiaDonald TrumpVladimir Putin

Mais de Mundo

Putin sugere 'duelo' de mísseis com os EUA e defende direito de usar armas nucleares na Ucrânia

China está aumentando rapidamente seu arsenal nuclear, alerta Pentágono

Primeiro caso grave de gripe aviária em humanos nos EUA acende alerta

Ao menos 100 norte-coreanos morreram na guerra da Ucrânia, afirma deputado sul-coreano