Mundo

Rússia confirma posicionamento de mísseis perto da UE

Medida seria resposta à instalação de escudo pela Otan


	Mísseis em um campo de treinamento militar russo: governo russo procurou minimizar o posicionamento do armamento em Caliningrado
 (Vladimir Mashatin/AFP)

Mísseis em um campo de treinamento militar russo: governo russo procurou minimizar o posicionamento do armamento em Caliningrado (Vladimir Mashatin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2013 às 16h14.

Moscou  - A Rússia confirmou nesta segunda-feira (16) o posicionamento de mísseis nucleares iskander no enclave de Caliningrado, entre a Polônia e a Lituânia e às portas da União Europeia.

A medida seria uma resposta à instalação de um escudo antimísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto do país e já provocou reações na comunidade internacional.

"Isso não contribui para a segurança euroatlântica e não mantém aquele espírito de cooperação com que a Otan e a Rússia trabalhavam. É um motivo de preocupação para a Aliança Atlântica", afirmaram à ANSA fontes da organização militar.

Segundo essas mesmas pessoas, o escudo criticado pela Rússia é uma forma de proteção contra ameaças de "fora da Europa".

No entanto, o governo russo procurou minimizar o posicionamento do armamento em Caliningrado. "A colocação dos mísseis iskander não está em contradição com os tratados internacionais", disse o porta-voz do Ministério da Defesa do país, Igor Konashenko.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEuropaRússiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Oposição na Venezuela começa dia de protestos para tentar impedir posse de Maduro

Novo foco de incêndio na Califórnia se aproxima de letreiro de Hollywood

Advogados do ex-presidente sul-coreano voltam a pedir anulação do mandado de prisão

“Estou morrendo”, diz Mujica ao anunciar que não tratará mais o câncer