Mundo

Rússia, Cazaquistão e Bielorrússia rumam à união aduaneira

Moscou - Rússia, Cazaquistão e Belarus deram hoje outro passo para formar uma união aduaneira com a abertura de um código de alfândegas comum para essas três antigas repúblicas soviéticas. O acordo foi assinado pelos presidentes russo, Dmitri Medvedev, cazaque, Nursultan Nazarbayev, e bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, apesar das divergências que persistem entre seus países com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2010 às 09h09.

Moscou - Rússia, Cazaquistão e Belarus deram hoje outro passo para formar uma união aduaneira com a abertura de um código de alfândegas comum para essas três antigas repúblicas soviéticas.

O acordo foi assinado pelos presidentes russo, Dmitri Medvedev, cazaque, Nursultan Nazarbayev, e bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, apesar das divergências que persistem entre seus países com relação às normas de trocas comerciais.

A reunião tripartite ocorreu na capital cazaque, Astana, durante a cúpula da Comunidade Econômica Euroasiática, integrada também pelo Quirguistão e Tadjiquistão e na qual Ucrânia e Armênia são observadores, segundo as agências russas.

"Nossa associação entra assim em uma fase de integração avançada. A Rússia está muito contente com isso", declarou Medvedev em entrevista coletiva, citado pelas agências russas.

A futura união aduaneira será um mercado com uma população de 170 milhões de habitantes e um potencial industrial de US$ 600 bilhões, com reservas de petróleo de 90 bilhões de barris e um volume de produção agrícola de US$ 112 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorEuropaNegociaçõesRússia

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana