Mundo

Rússia acusa Ocidente de buscar sua destruição

País russo afirma que deseja "desnazificar" o vizinho, em uma tentativa de incluir sua ofensiva no legado da vitória soviética sobre os nazis

Prédio em Kiev atingido por drone russo: guerra áerea na Ucrânia (Anadolu Agency/Getty Images)

Prédio em Kiev atingido por drone russo: guerra áerea na Ucrânia (Anadolu Agency/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 às 08h50.

O chefe da diplomacia de Moscou, Serguei Lavrov, acusou nesta quinta-feira, 2, os países ocidentais de querer infligir uma derrota duradoura à Rússia e criticou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A presidenta da Comissão Europeia "declarou que o resultado da guerra deve ser a derrota da Rússia, o tipo de derrota que por décadas, muitas décadas a Rússia não consiga restaurar sua economia", disse Lavrov em uma entrevista a um canal de televisão russo.

"Não é racismo, nazismo e uma tentativa de resolver a questão russa?", questionou, evocando a "solução final da questão judaica", o Holocausto orquestrado pelos nazistas.

O chefe da diplomacia russa insistiu que considera as declarações dos aliados ocidentais da Ucrânia "uma tentativa de resolver definitivamente a 'questão russa'".

Von der Leyen está em Kiev nesta quinta-feira e participará na sexta-feira em uma reunião da Comissão Europeia com o governo ucraniano e de um encontro de cúpula sobre a candidatura de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE).

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusa a Ucrânia de nazismo para justificar a ofensiva militar iniciada há quase um ano.

A Rússia afirma que deseja "desnazificar" o país vizinho, em uma tentativa de incluir sua ofensiva no legado da vitória soviética sobre os nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

Putin lidera nesta quinta-feira cerimônias com grande pompa para celebrar o 80º aniversário da vitória soviética na batalha de Stalingrado em 2 de fevereiro de 1943.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil