Mundo

Rubio propõe sistema migratório baseado no mérito nos EUA

O senador pela Flórida defendeu o programa de vistos para trabalhadores qualificados H-1B


	Pré-candidato republicano Marco Rubio: "O sistema migratório deveria ser baseado no mérito, nas capacidades e na contribuição que podem trazer para a economia"
 (Nicholas Kamm/AFP)

Pré-candidato republicano Marco Rubio: "O sistema migratório deveria ser baseado no mérito, nas capacidades e na contribuição que podem trazer para a economia" (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2015 às 07h21.

Washington - O pré-candidato presidencial republicano Marco Rubio disse nesta quarta-feira durante o terceiro debate das primárias do partido que o sistema migratório dos Estados Unidos deve se basear no "mérito" e na contribuição econômica que os imigrantes podem trazer ao país.

"O sistema migratório deveria ser baseado no mérito, nas capacidades e na contribuição que podem trazer para a economia", explicou Rubio.

O senador pela Flórida defendeu o programa de vistos para trabalhadores qualificados H-1B e afirmou que aqueles que abusarem desse programa, à custa dos trabalhadores americanos, deverão ser excluídos do mesmo.

Os vistos H-1B são utilizados pelas empresas tecnológicas para contratar pessoal qualificado no exterior e as companhias do Vale do Silício defendem sua ampliação.

O magnata Donald Trump apoiou um plano para que os estudantes estrangeiros "talentosos" que entram legalmente no país para estudar em suas universidades possam ficar nos Estados Unidos, algo que contrasta com suas propostas extremas e favoráveis à deportação de imigrantes.

"Estou totalmente a favor que as pessoas talentosas, que estudaram em Harvard, fiquem para que possam trabalhar no Vale do Silício", disse Trump.

O magnata do setor imobiliário não quis esclarecer, a pedido dos moderadores do debate do canal "CNBC", se apoia os vistos H-1B e assegurou que, independentemente das razões, os imigrantes devem chegar ao país por vias legais.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)ImigraçãoPaíses ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Payroll: EUA cria 256 mil vagas em dezembro, muito acima da previsão do mercado

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU