Exame Logo

Rex Tillerson viaja ao Golfo Pérsico para debater crise do Catar

Departamento de Estado informou que o secretário de Estado dos EUA irá conversar com líderes no Kuwait, Catar e na Arábia Saudita

Rex Tillerson: secretário de Estado dos EUA irá explorar maneiras de romper o impasse na crise no Catar (Chip Somodevilla/Getty Images)
R

Reuters

Publicado em 10 de julho de 2017 às 14h55.

Istambul - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, viajou para o Golfo Pérsico nesta segunda-feira para reuniões cuja meta é obter um avanço na crise causada pelo corte dos laços diplomáticos e de transportes da Arábia Saudita e de três aliados regionais com o Catar .

O Departamento de Estado informou que Tillerson, que cultivou muitas relações no Golfo como diretor-executivo da ExxonMobil, irá conversar com líderes no Kuwait, Catar e na Arábia Saudita. Ele partiu de Istambul, onde participou de uma conferência internacional de petróleo.

Veja também

R.C. Hammond, assessor de longa data de Tillerson, disse que ele irá explorar maneiras de romper o impasse na crise, já que o Catar rejeitou 13 exigências que os sauditas, os Emirados Árabes Unidos, o Barein e o Egito impuseram como condições para suspender suas sanções.

"As viagens à Arábia Saudita e ao Catar tratam da arte do possível", disse Hammond, que acrescentou que as 13 exigências "são assunto encerrado" e "não são dignas de revisitar como pacote. Individualmente há coisas ali que poderiam funcionar".

Entre elas está o fechamento da Al Jazeera, rede de televisão pan-árabe sediada no Catar, e uma base militar turca em solo catariano. A Arábia Saudita e seus apoiadores, que acusam a Al Jazeera de ser uma plataforma para extremistas e um agente de interferência em seus assuntos, ameaçaram novas sanções contra o emirado. A emissora nega as alegações.

Riad e seus aliados acusam o Catar de financiar grupos extremistas e de se aliar ao Irã, o inimigo regional dos países do Golfo. Doha nega apoiar organizações militantes, e muitos especialistas veem o bloqueio como uma tentativa saudita de conter a política externa cada vez mais independente do Catar.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaCatarEstados Unidos (EUA)Rex Tillerson

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame