Mundo

Restrição argentina a produtos brasileiros mostra falta de integração

Brasília - A atitude da Argentina de restringir a importação de alimentos industrializados brasileiros sem fazer uma comunicação oficial mostra a falta de integração dentro do Mercosul e entre os países da América Latina. A avaliação foi feita hoje (13) pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango, o ex-ministro da Agricultura Francisco […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A atitude da Argentina de restringir a importação de alimentos industrializados brasileiros sem fazer uma comunicação oficial mostra a falta de integração dentro do Mercosul e entre os países da América Latina. A avaliação foi feita hoje (13) pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra.

"Isso nunca poderia acontecer entre países vizinhos", afirmou Turra comentando a atitude do secretário de Comércio da Argentina, Guillermo Moreno, que anunciou, em reunião com diretores de supermercados, que, a partir de 1º de junho, estaria proibida a entrada de alimentos industrializados que tenham similares produzidos localmente.

O governo brasileiro disse que não foi informado oficialmente da medida. Vários caminhões que partiriam do Sul do país para a Argentina, no entanto, tiveram seu ingresso suspenso depois que a informação começou a circular, no final da semana passada.

"Os países latino-americanos estão absolutamente desintegrados. Estamos cada um lutando por si sem nenhuma visão conjunta de defesa regional", afirmou Turra, que participa do Fórum Mundial de Agricultura, realizado em Brasília.

Segundo ele, é preciso haver, entre os países, governo e iniciativa privada, mais diálogo e análise sobre suas produções e demandas. Turra defendeu a formulação de projeções de mercado conjuntas entre os países, assim como uma estratégia de defesa comum de questões fundamentais do setor agropecuário, como a sanidade animal e vegetal.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaComércioComércio exteriorDados de Brasil

Mais de Mundo

Macron pede interrupção de envio de armas a Israel para uso em Gaza

Guerra no Oriente Médio: 229 brasileiros resgatados no Líbano serão recebidos por Lula

Israel afirma estar preparando resposta ao Irã e faz novos bombardeios no Líbano

Voo de repatriação de brasileiros no Líbano chega ainda hoje em Beirute, diz FAB