Mundo

Reino Unido e UE fecham acordo do Brexit. O que acontece agora?

O final de semana será decisivo para o Reino Unido, a União Europeia e o Brexit. Entenda o "super sábado" e o que pode acontecer daqui em diante

Protestos contra o Brexit em Bruxelas: acordo firmado entre Reino Unido e União Europeia será votado neste sábado pelo Parlamento britânico (Yves Herman/Reuters)

Protestos contra o Brexit em Bruxelas: acordo firmado entre Reino Unido e União Europeia será votado neste sábado pelo Parlamento britânico (Yves Herman/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 18 de outubro de 2019 às 12h22.

Última atualização em 18 de outubro de 2019 às 12h24.

São Paulo – O final de semana será decisivo para o Reino Unido e a União Europeia. Neste sábado, pela primeira vez em um século, o Parlamento britânico irá se reunir para votar ou rejeitar o acordo do Brexit, fechado nesta semana pelo governo do primeiro-ministro, Boris Johnson, e o bloco. A data ficou conhecida como "super sábado".

Embora já tenha recebido o apoio por parte dos 27 membros que irão permanecer na União Europeia no âmbito do Conselho Europeu, o acordo ainda precisa ser aprovado pelos parlamentares britânicos e também pelos parlamentares europeus.

Tudo o que você precisa saber sobre o Brexit

Em Bruxelas, a expectativa é a de que a anuência dos parlamentares é uma formalidade. Em Londres, contudo, a vida de Boris Johnson não deve ser mais fácil depois de ter conseguido formalizar o acordo com a União Europeia, já que a aprovação ainda é uma dúvida.

Na visão da consultoria Oxford Economics, a possibilidade de que o Reino Unido deixará o bloco em 31 de outubro sem um acordo de transição não pode ser totalmente descartada. No entanto, os analistas acreditam que o cenário mais provável é o pedido de uma nova extensão do prazo para a União Europeia, que deverá ser aceito pelos 27 países remanescentes.

O que acontece agora com o Reino Unido, a União Europeia e o Brexit? Veja os cenários possíveis no infográfico abaixo.

Acompanhe tudo sobre:EuropaReino UnidoBrexitUnião EuropeiaBoris Johnson

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro