Mundo

Rei da Tailândia nomeia Paetongtarn Shinawatra como primeira-ministra

Sua nomeação a torna a mais jovem primeira-ministra da Tailândia, assumindo a função depois que um tribunal destituiu o chefe de governo anterior e dissolveu o principal partido da oposição

Paetongtarn Shinawatra chega à cerimônia na qual foi nomeada primeira-ministra pelo rei da Tailândia, em Bangkok (AFP/AFP)

Paetongtarn Shinawatra chega à cerimônia na qual foi nomeada primeira-ministra pelo rei da Tailândia, em Bangkok (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 18 de agosto de 2024 às 11h32.

O rei da Tailândia nomeou formalmente, neste domingo (18), Paetongtarn Shinawatra, filha do polêmico ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, como o nova chefe do governo do país asiático.

Aos 37 anos, Paetongtarn recebeu a ordem escrita do rei Maha Vajiralongkorn para formar um governo, em uma cerimônia realizada em Bangkok pouco depois das 9h30, horário local (23h30 de sábado em Brasília) GMT).

Ela é o terceira na família Shinawatra a assumir o cargo, depois de seu pai e da tia Yingluck, que foram depostos em golpes militares.

Sua nomeação a torna a mais jovem primeira-ministra da Tailândia, assumindo a função depois que um tribunal destituiu o chefe de governo anterior e dissolveu o principal partido da oposição.

Paetongtarn chefia um governo de coalizão liderado pelo seu partido, Pheu Thai, juntamente com movimentos pró-militares que se opõem a Thaksin.

"Como chefe de governo trabalharei com o Parlamento, com o coração aberto, aberto a todas as ideias para ajudar a desenvolver o país", declarou.

Sua nomeação como primeira-ministra foi aprovada pelo Parlamento na sexta-feira, dia em que ela reconheceu sua falta de experiência, mas disse estar pronta para assumir o desafio de "melhorar a qualidade de vida e dar poder a todos os tailandeses".

Nas últimas décadas, a Tailândia esteve imersa em uma tumultuada disputa pelo poder entre Thaksin e seus aliados, os conservadores pró-militares e a elite monarquista.

Acompanhe tudo sobre:TailândiaGoverno

Mais de Mundo

Roda-gigante pega fogo na Alemanha e mais de 60 pessoas recebem atendimento médico

Ucrânia ataca Grupo Wagner na África para minar forças russas no continente

Trump vai ganhar porque americanos querem mudança, diz republicano em cidade decisiva

A estratégia democrata para conquistar uma cidade decisiva: ficar no telefone

Mais na Exame