Mundo

Rei Charles 3º está com câncer, diz Palácio de Buckingham

Tumor foi descoberto durante procedimento na próstata e ele já iniciou tratamento

Rei Charles 3º, no dia de sua coroação, em maio de 2023 (Andrew Milligan - WPA Pool/Getty Images)

Rei Charles 3º, no dia de sua coroação, em maio de 2023 (Andrew Milligan - WPA Pool/Getty Images)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 15h16.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2024 às 16h17.

O Rei Charles 3º, do Reino Unido, está com câncer, anunciou nesta segunda-feira, 5, o Palácio de Buckingham.

O tipo de câncer não foi revelado, nem o estágio da doença. Em nota, o palácio disse que Charles começou o tratamento nesta segunda e que o rei "está otimista sobre seu tratamento e espera retomar as atividades públicas assim que possível".

O rei manterá a função de chefe de Estado durante o tratamento, mas se ausentará de eventos públicos.

Charles, de 75 anos, fez uma cirurgia para tratar um aumento da próstata há uma semana. O aumento da próstata, oficialmente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma doença que acomete cerca de 50% dos homens após os 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O câncer foi descoberto durante este procedimento, de acordo com o palácio.

O monarca decidiu tornar público o procedimento na próstata para estimular outros homens a fazer exames de próstata, como forma de prevenção.

O rei chegou ao trono aos 73 anos, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, em setembro de 2022. Ele foi o príncipe herdeiro que esperou mais tempo para ser coroado em toda a história do Reino Unido. A cerimônia de coroação foi feita em 6 de maio de 2023.

O avô de Charles, o rei George 6º, morreu de câncer no pulmão. Fumante intensivo, ele teve um carcinoma no pulmão esquerdo e passou por um procedimento de remoção do órgão em setembro de 1951. No entanto, a doença se espalhou também ao pulmão direito e ele morreu por complicações da doença em fevereiro de 1952.

Charles tem como herdeiro direto o príncipe William, de 41 anos. William é filho de Charles com a princesa Diana, morta em 1997 em um acidente de carro.

A trajetória do rei Charles

Charles, 75, permaneceu como príncipe por mais de 60 anos. Nascido em 1948, foi o primeiro filho da futura rainha Elizabeth 2ª e do príncipe Philip. Sua mãe foi coroada rainha quando ele tinha 4 anos.

Nos anos 1960, ele estudou arqueologia e história em Cambridge, e cursou um dos anos da graduação no país de Gales. Charles foi o primeiro herdeiro do trono britânico a ter um diploma universitário. Antes dele, os monarcas tinham uma formação privada. O futuro rei também serviu na RAF, a força aérea britânica. Ao longo da trajetória como príncipe, Charles buscou defender projetos humanitários e de preservação ambiental.

No fim dos anos 1970, Charles conheceu Diana Spencer, com quem se casou em 1981 e teve dois filhos, os príncipes William e Harry. O casamento dos dois atraiu atenção global, mas foi marcado por muitas turbulências, que culminaram em um divórcio em 1992. Cinco anos depois, Diana morreu em um acidente de carro em Paris.

Em 2005, Charles se casou com Camilla Parker Bowles, com quem manteve um envolvimento amoroso por décadas, mesmo enquanto esteve casado.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoFamília real britânicaRei-Charles-III

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame