Mundo

Regime sírio usa cloro em seus ataques, diz chanceler francês

Jean-Yves Le Drian afirmou que 30 países adotaram medidas para denunciar e punir os responsáveis por ataques químicos na Síria

Jean-Yves Le Drian: "todos os indícios mostram que acontece um uso de cloro pelo regime neste momento na Síria" (Sergei Karpukhin/Reuters)

Jean-Yves Le Drian: "todos os indícios mostram que acontece um uso de cloro pelo regime neste momento na Síria" (Sergei Karpukhin/Reuters)

A

AFP

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 09h07.

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, afirmou nesta quarta-feira que tudo indica que as autoridades sírias executam ataques com cloro "neste momento" na Síria.

"Todos os indícios mostram que acontece um uso de cloro pelo regime neste momento na Síria", afirmou ao canal BFMTV e à rádio RMC.

"Falo com precaução porque, enquanto não estiver completamente documentado, temos que ser prudentes", completou.

Aos ser questionado sobre como Paris reagiria, Le Drian recordou que 30 países acabam de adotar, por iniciativa da França, medidas para denunciar e punir os responsáveis por ataques químicos na Síria.

Mas não fez referência a outras represálias, incluindo militares, da França contra o regime sírio caso os ataques com cloro sejam confirmados.

O presidente francês Emmanuel Macron estabeleceu uma "linha vermelha" sobre a questão quando chegou ao poder em maio de 2017 e prometeu "represálias e uma resposta imediata" da França em caso de utilização de armas químicas.

"É uma situação muito grave, condenamos com muita firmeza", disse o chefe da diplomacia francesa.

Acompanhe tudo sobre:Armas químicasFrançaSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia