Mundo

Recusa de visto para jornalistas russos pelos EUA não será perdoada, diz Lavrov

Até o momento, o Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou sobre o assunto

Sergey Lavrov. (Andrew Burton/Getty Images)

Sergey Lavrov. (Andrew Burton/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de abril de 2023 às 19h20.

O governo russo afirmou neste domingo, 23, que os Estados Unidos negaram vistos a jornalistas russos que queriam cobrir a viagem do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, a Nova York. Em resposta, Lavrov sugeriu que Moscou adotaria fortes medidas de retaliação.

Até o momento, o Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou sobre o assunto. Os jornalistas russos pretendiam cobrir a presença de Lavrov nas Nações Unidas para marcar a presidência da Rússia no Conselho de Segurança.

"Um país que se autodenomina o mais forte, mais inteligente, livre e justo se acovardou e fez algo estúpido ao mostrar o que realmente valem suas garantias juramentadas sobre proteger a liberdade de expressão e o acesso à informação", disse Lavrov antes de deixar Moscou neste domingo. "Tenha certeza de que não esqueceremos e não perdoaremos", complementou.

Sobre a disputa

A disputa ocorre após fortes tensões com Washington sobre a prisão no mês passado do repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich, que acusa a Rússia de espionagem. Os Estados Unidos declararam que ele foi "detido injustamente".

"Enfatizo que encontraremos maneiras de responder a isso, para que os americanos se lembrem por muito tempo de não fazer isso", afirmou o vice-chanceler Sergei Ryabkov.

Muitos jornalistas ocidentais situados em Moscou deixaram o país depois que a Rússia enviou tropas para a Ucrânia. A Rússia atualmente exige que jornalistas estrangeiros renovem seus vistos e credenciamentos a cada três meses. Antes do início do confronto, a determinação era que os vistos fossem renovados uma vez por ano.

Acompanhe tudo sobre:RússiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump