Recuperação do coronavírus deve ser justa e mirar igualdade, diz Papa
Para ele, ao excluir setores da sociedade da recuperação resultaria em um "vírus ainda pior".
Reuters
Publicado em 19 de abril de 2020 às 16h48.
Última atualização em 19 de abril de 2020 às 16h49.
O papa Francisco pediu neste domingo uma visão abrangente do mundo após a crise do coronavírus, e disse que seguir a vida sem solidariedade global ou excluindo setores da sociedade da recuperação resultaria em um "vírus ainda pior".
O papa deixou o Vaticano pela primeira vez em mais de um mês para realizar uma missa em uma igreja praticamente vazia a poucos quarteirões de distância, para marcar o Domingo da Divina Misericórdia.
Em sua homilia, além da tradicional mensagem de domingo, o papa disse que a recuperação não pode deixar pessoas para trás, e que chegou o momento de curar a injustiça do mundo, porque ela prejudica a saúde de toda a família humana.
"Agora, enquanto estamos esperando uma recuperação lenta e árdua da pandemia, há um perigo de esquecermos os que ficaram para trás", disse Francisco na igreja do Santo Espírito, escolhida por ser conhecida como Santuário da Misericórdia.
"O risco é podemos ser atingidos por um vírus ainda pior, o da indiferença egoísta. Um vírus espalhado pelo pensamento que é melhor se for melhor para mim, e que tudo ficará bem se ficar bem para mim", afirmou.