Mundo

Rebeldes sírios lançam 370 projéteis contra povos xiitas

A ONG explicou que no norte do país, em localidades cercadas há meses pela Al Qaeda, ocorreram enfrentamentos entre os insurgentes e as forças do regime sírio


	Lançador de foguetes, no norte da Síria: quase toda a província de Idlib está em mãos da Frente al Nusra e de outras facções armadas opostas ao governo de Damasco
 (Saad Abobrahim/Reuters)

Lançador de foguetes, no norte da Síria: quase toda a província de Idlib está em mãos da Frente al Nusra e de outras facções armadas opostas ao governo de Damasco (Saad Abobrahim/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2015 às 14h51.

Beirute - Combatentes de várias facções rebeldes sírias, entre elas a Frente al Nusra, filial da Al Qaeda, lançaram 370 projéteis nas últimas horas contra os povos de maioria xiita de Fua e Kefraya, no norte da Síria, informou nesta sexta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG explicou que nas imediações dessas duas localidades, cercadas há meses pela Frente al Nusra e seus aliados, ocorreram enfrentamentos entre os insurgentes e as forças do regime sírio.

Em paralelo, a aviação militar está bombardeando as zonas de combates e pontos dos arredores de Fua e Kefraya, localizadas na província setentrional síria de Idlib.

A ramo da Al Qaeda luta junto a outros grupos de tendência islâmica, como a organização Jund al-Aqsa (Soldados de al-Aqsa), e junto a guerrilheiros chechenos e uzbeques.

No grupo do regime colaboram as Forças de Defesa Nacional - milícias pró-governo - e o movimento xiita libanês Hezbollah.

Quase toda a província de Idlib está em mãos da Frente al Nusra e de outras facções armadas opostas ao governo de Damasco.

No último mês, os opositores arrebataram do Exército a base de Abu Zuhur, a última que ficava em mãos das autoridades nesta província.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaIslamismoSíriaTerrorismoXiitas

Mais de Mundo

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA