Mundo

RDC: rebelião anuncia controle de cidade

"Nós controlamos Sake" declarou no final da tarde à AFP Vianney Kazarama, porta-voz militar do Movimento 23 de Março (M23)

O porta-voz do M23, Vianney Kazarama, discursa em um estádio de Goma: os rebeldes do M23 lutam contra o Exército da República Democrática do Congo (©AFP / Phil Moore)

O porta-voz do M23, Vianney Kazarama, discursa em um estádio de Goma: os rebeldes do M23 lutam contra o Exército da República Democrática do Congo (©AFP / Phil Moore)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 16h57.

Goma - A rebelião congolesa do M23 anunciou nesta quarta-feira ter assumido o controle de Sake, cidade situada a cerca de vinte de quilômetros de Goma, que havia sido conquistada na terça-feira, no leste da República Democrática do Congo.

"Nós controlamos Sake" declarou no final da tarde à AFP Vianney Kazarama, porta-voz militar do Movimento 23 de Março (M23). "Não vamos parar, vamos continuar em direção a Bukavu", capital regional de Kivu Sul, situada cerca de 200 km ao sul de Goma, acrescentou.

Os rebeldes do M23 lutam contra o Exército da República Democrática do Congo e já haviam tomado Goma na terça-feira. Seu têm como objetivo é avançar pelo oeste até chegar à capital Kinshasa.

Os presidentes congolês, Joseph Kabila, ruandês, Paul Kagame, e ugandês, Yoweri Museveni, exigiram nesta quarta-feira em Kampala que o M23 detenha a sua ofensiva e se retire de Goma.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoTerroristasÁfrica

Mais de Mundo

EUA ampliam sanções ao petróleo iraniano após negociações em Omã

China conecta à rede a primeira turbina eólica offshore de 20 Megawatts do mundo

China implementa “tarifa zero” para consumo de residentes no Porto de Livre Comércio de Hainan

Casa Branca diz que vídeo racista contra os Obama foi 'erro' de funcionário