Mundo

RDC: rebelião anuncia controle de cidade

"Nós controlamos Sake" declarou no final da tarde à AFP Vianney Kazarama, porta-voz militar do Movimento 23 de Março (M23)

O porta-voz do M23, Vianney Kazarama, discursa em um estádio de Goma: os rebeldes do M23 lutam contra o Exército da República Democrática do Congo (©AFP / Phil Moore)

O porta-voz do M23, Vianney Kazarama, discursa em um estádio de Goma: os rebeldes do M23 lutam contra o Exército da República Democrática do Congo (©AFP / Phil Moore)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 16h57.

Goma - A rebelião congolesa do M23 anunciou nesta quarta-feira ter assumido o controle de Sake, cidade situada a cerca de vinte de quilômetros de Goma, que havia sido conquistada na terça-feira, no leste da República Democrática do Congo.

"Nós controlamos Sake" declarou no final da tarde à AFP Vianney Kazarama, porta-voz militar do Movimento 23 de Março (M23). "Não vamos parar, vamos continuar em direção a Bukavu", capital regional de Kivu Sul, situada cerca de 200 km ao sul de Goma, acrescentou.

Os rebeldes do M23 lutam contra o Exército da República Democrática do Congo e já haviam tomado Goma na terça-feira. Seu têm como objetivo é avançar pelo oeste até chegar à capital Kinshasa.

Os presidentes congolês, Joseph Kabila, ruandês, Paul Kagame, e ugandês, Yoweri Museveni, exigiram nesta quarta-feira em Kampala que o M23 detenha a sua ofensiva e se retire de Goma.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Maduro diz à ONU que protestos são tentativa de golpe de Estado e culpa Gonzáles por mortes de civis

Aliados de Maduro pedem a prisão de Corina Machado e Edmundo e dizem que 10 opositores serão presos

Costa Rica oferece asilo político a María Corina Machado e Edmundo González, mas oferta é rejeitada

Saúde de Kim Jong Un preocupa autoridades norte-coreanas

Mais na Exame