Mundo

Rainha Beatrix da Holanda abdica do trono

"A responsabilidade sobre nosso país deve recair nas mãos das novas gerações", afirmou Beatrix em breve discurso

Rainha Belatrix da Holanda: a abdicação transformará no dia 30 de abril seu filho primogênito, o príncipe Willem, em rei e chefe de Estado. (REUTERS/RVD/Handout)

Rainha Belatrix da Holanda: a abdicação transformará no dia 30 de abril seu filho primogênito, o príncipe Willem, em rei e chefe de Estado. (REUTERS/RVD/Handout)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2013 às 15h52.

Haia - A rainha Beatrix da Holanda anunciou hoje sua abdicação após quase 33 anos no trono, o que transformará no dia 30 de abril seu filho primogênito, o príncipe Willem, em rei e chefe de Estado.

"A responsabilidade sobre nosso país deve recair nas mãos das novas gerações", afirmou Beatrix em breve discurso.

A rainha lembrou que está prestes a completar 75 anos e defendeu que é um "bom momento" para dar lugar a seu filho, o príncipe William, de 45 anos, que será o primeiro rei da Holanda desde o fim do século XIX.

O herdeiro está casado desde 2002 com a argentina Máxima Zorreguieta, com quem tem três filhas: Amalia (nascida em 2003) e que se torna a princesa herdeira, Alexia (2005) e Ariane (2007).

Beatrix Wilhelmina Armgard van Orange-Nassau nasceu no palácio de Soestdijk te Baarm, em Haia, no dia 31 de janeiro de 1938, e foi a primogênita da então princesa Juliana e do príncipe Bernhard van Lippe-Biesterfeld.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a família real holandesa se refugiou no Canadá, após uma breve estadia na Inglaterra, e em 1945 retornou ao país.

Em setembro de 1948, ela se tornou herdeira, quando sua mãe foi investida rainha dos Países Baixos, e em 1956, ao completar a maioridade, entrou para o Conselho de Estado e, como herdeira da Coroa, começou a receber um salário do Tesouro Público.

Conhecida como a "princesa sorriso", Beatriz de Holanda se casou em 1966 com o alemão Claus van Amsberg, que faleceu em 2002. Eles tiveram três filhos, o príncipe Willem (1967), Friso (1968) e Constantino (1969). 

Acompanhe tudo sobre:EuropaHolandaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles

Exército de Israel autoriza plano de retirada em Gaza, e Netanyahu negocia cessar-fogo

Com discurso contra a extrema-direita, Scholz é confirmado como candidato social-democrata