Washington - Milhares de cães foram envenenados desde 2007 nos Estados Unidos por rações fabricadas na China e ao menos mil morreram em consequência do problema, informaram especialistas nesta terça-feira durante um debate no Congresso.
A funcionária Tracey Forta, da Agência de Alimentos dos Estados Unidos (FDA), revelou a comissão executiva sobre a China no Congresso que mais de 5.600 cães adoeceram desde 2007 devido à ingestão de carne picada importada dos chineses, que matou ao menos mil animais.
"Lamentavelmente, a FDA não conseguiu identificar - até o momento - a causa específica destas doenças e mortes, apesar de uma profunda pesquisa", disse Forta, subdiretora do centro de medicina veterinária da FDA.
As preocupações sobre rações animais procedentes da China surgiram em 2007, quando um componente químico utilizado na fabricação de plásticos, a melanina, foi encontrado em produtos de várias marcas, finalmente retiradas do mercado.
Segundo Patty Lovera, do grupo independente "Food and Water Watch", na China é comum acrescentar intencionalmente melanina aos alimentos para adequar seu nível de conteúdo proteico.
- 1. Apps bons para cachorro
1 /9(emdot/Flickr)
São Paulo - Cuidar de seu cachorro nem sempre é fácil. Por sorte, há vários meios de tornar a tarefa menos árdua – pesquisas na internet, veterinários e especialistas no geral e, claro, aplicativos. Selecionamos aqui alguns desses últimos, que servem como guias de raças (bons para quem tem pouca prática), “manuais” de primeiros socorros, contadores de passos para usar na hora do passeio, e mais. Estão na lista programas para Android, iOS, Windows, Mac e Windows Phone, e você pode conferir mais sobre eles nas imagens a seguir.
- 2. Perfect Dog
2 /9(Reprodução)
Ótimo guia de raças de cachorro, o gratuito Perfect Dog, para
Android e
iOS, traz informações sobre mais de 350 tipos de cães e cerca de 2.000 fotos. O app tem como grande destaque o recurso “Match”, que promete ajudar na busca pela raça ideal para seu estilo de vida. A função é bem visual (ou seja, o inglês não deve ser um grande problema), e se baseia em 10 aspectos principais, que incluem a energia e a disposição do cachorro e até o quão bem ele lida com crianças. O Perfect Dog ainda apresenta uma ferramenta chamada “Identify”, que promete identificar o tipo de cão baseado em características físicas dele. Basta informar se o bicho tem orelhas compridas, cara amassada, pernas curtas, entre outras, para que o app mostre as possíveis respostas logo em seguida.
- 3. Purina Pet Health, Dog Buddy e Dog At Hand
3 /9(Reprodução)
Para
Android e
iOS, o Purina Pet Health serve como um “banco de dados” para guardar informações sobre seus cachorros. Além de trazer um calendário para marcar as próximas consultas no veterinário, o app apresenta algumas dicas de cuidados – todas em inglês, no entanto, mas ainda assim de grande ajuda. Um app semelhante a ele é o Dog Buddy, grátis e apenas para
iOS, que dá espaço para cadastrar até remédios usados pelo cão e alergias que ele apresenta. O Dog At Hand, por sua vez, também é gratuito, mas está disponível apenas para
Windows Phone. Ele permite cadastrar um número limitado de cachorros e ajuda a monitorar o crescimento dos bichos e até o consumo de comida deles. Também dá para registrar informações de um veterinário, para acessá-las rapidamente quando for necessário.
- 4. Dog Breeds
4 /9(Reprodução)
Com versão apenas para
Android, o gratuito Dog Breeds (ou Petsie) também serve como uma guia completo de raças de cães, pronto para consulta no smartphone. O app não tem uma interface das mais bonitas, mas traz logo na tela inicial um botão para acessar rapidamente a lista de tipos de cachorro ("View breeds"). Eles podem ser organizados em ordem alfabética ou por popularidade, e um toque na raça desejada apresenta imagens e informações sobre ela, incluindo aparência, comportamento e história. O Dog Breeds tem ainda um aspecto social, e permite que você suba imagens de seu próprio cachorro, para assim ilustrar a página de informações de uma raça e comparar com os bichinhos de outros donos. É preciso, no entanto, criar uma conta ou fazer login com o Facebook. O cadastro ainda dá acesso a um jogo de “adivinhe a raça”, que desafia você a acertar de que tipos são os cachorros que aparecem na tela. O grande problema do aplicativo é ser todo em inglês, o que pode dificultar a vida de quem não entende o idioma.
- 5. Pet First Aid
5 /9(Reprodução)
Para
Android e
iOS, o Pet First Aid pode ser de grande ajuda quando o cachorro estiver mal de saúde. Ele vem carregado de instruções detalhadas para prestar os primeiros socorros em animais, e inclui até mesmo vídeos e passo a passos ilustrados com fotos. A melhor parte é que todo esse conteúdo fica “integrado” ao app, o que significa que tudo pode ser acessado mesmo sem conexão à internet. A interface do app é toda em inglês, mas como as instruções vêm bem ilustradas, o idioma não deve ser um grande obstáculo. O Pet First Aid, no entanto, é pago (custa 6 reais na Play Store e mais ou menos 8 na App Store), mas o investimento pode valer a pena, especialmente para quem lida com cachorros constantemente.
- 6. iCam e Vitamin D
6 /9(Reprodução)
Dá para ficar atento a tudo que o cachorro faz, mesmo longe de casa, com a ajuda de programas como o iCam e o Vitamin D. O primeiro, pago e com versões para
Android e
iOS, permite monitorar as atividades em casa com a ajuda de uma ou mais webcams e do smartphone ou do tablet. Configurá-lo é simples, e exige, basicamente, a criação de um nome de usuário e de uma senha. Ambos devem ser usados tanto nos aparelhos móveis quanto no iCam Source, no computador. A imagem da câmera pode ser acessada também pelo navegador de internet. O
Vitamin D, para Windows e Mac, é um pouco mais complicado de se configurar, mas pode ser usado gratuitamente, desde que com apenas uma webcam. Para ajudar no monitoramento de atividades, o app detecta movimentações na imagem e começa a gravar sempre que algo acontece. Os arquivos ficam guardados no HD por até 48 horas, para depois serem apagados automaticamente.
- 7. Tractive Pet Manager Lite
7 /9(Reprodução)
Útil para usar na hora de passear com o cachorro, o Tractive Pet Manager serve como um contador de distância de caminhada e “memorizador” de rotas. Disponível para
Android e
iOS, ele funciona mais ou menos como uma rede social, e, para usá-lo, é preciso primeiro criar perfis para cada cão. Neles, você deve informar o nome dos bichos, a raça, a idade e até o comportamento deles – agitado, bravo, alegre, entre outras opções. O app serve também para gatos e ainda pode se integrar ao sistema de rastreamento Tractive – pequeno aparelho que fica acoplado à coleira do cachorro e ajuda a rastreá-lo caso tenha se perdido por aí. O curioso recurso, no entanto, não está disponível no Brasil, mas as outras funções do app funcionam normalmente.
- 8. Foursquare
8 /9(Reprodução)
Já bem conhecido e popularizado, o Foursquare aparece em último por ser uma sugestão até óbvia. Pelo campo de busca do app, dá para encontrar facilmente pet shops, clínicas veterinárias e parques próximos a você – a popularidade dele significa que vários estabelecimentos daqui do Brasil estão presentes no app. Além disso, dá para salvar e organizar suas rotas de caminhada preferidas no aplicativo e, claro, fazer um check-in sempre que for passear com o cachorro. O Forsquare é gratuito e tem versões para
Android,
iOS e
Windows Phone, podendo ser acessado também pelo
navegador.
- 9. Agora veja apps para escrever textos, conversar com os amigos, gerenciar tarefas e finanças pessoais, buscar passagens aéreas e realizar desejos:
9 /9(Divulgação)