Rei Charles 3º, durante evento em Paris em setembro de 2023 (Yoan Valat/AFP)
Redação Exame
Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 16h15.
Última atualização em 6 de fevereiro de 2024 às 09h54.
O rei Charles 3º, do Reino Unido, está com câncer, segundo o Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda, 5. Ele assumiu o trono em setembro de 2022, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, que faleceu aos 96 anos.
Charles, de 75 anos, tem como herdeiro direto o príncipe William, de 41 anos. William é filho de Charles com a princesa Diana, morta em 1997 em um acidente de carro.
As regras de sucessão do trono britânico dão prioridade aos primogênitos. Assim, o segundo na linha de sucessão é George, filho de William que tem 10 anos de idade. Sua irmã, Charlotte, 8 anos, é a terceira na fila. Louis, 6 anos, o filho caçula de William, é o quarto da lista.
O quinto na fila de sucessão é o príncipe Harry, segundo filho de Charles, mesmo ele tendo abdicado de seus deveres reais, em janeiro de 2020. Harry se casou com a atriz Megan Markle e passou a viver nos Estados Unidos.
Charles continuará com as funções de chefe de Estado durante o tratamento, mas evitará aparições públicas.
Rei atual - Charles 3º (desde 2022)
1º sucessor - Príncipe Willian, 41 anos (filho de Charles)
2º sucessor - Príncipe George, 10 anos (filho de William)
3º sucessora -Princesa Charlotte, 8 anos (filha de William)
4º sucessor - Príncipe Louis, 6 anos (filho de William)
5º sucessor - Príncipe Harry (filho de Charles)
Charles, 75, permaneceu como príncipe por mais de 60 anos. Nascido em 1948, foi o primeiro filho da futura rainha Elizabeth 2ª e do príncipe Philip. Sua mãe foi coroada rainha quando ele tinha 4 anos, em 1952.
Nos anos 1960, ele estudou arqueologia e história em Cambridge. Durante a formação, cursou um dos anos da graduação no país de Gales. Charles foi o primeiro herdeiro do trono britânico a ter um diploma universitário. Antes dele, os monarcas tinham uma formação privada. O futuro rei também serviu na RAF, a força aérea britânica. Ao longo da trajetória como príncipe, Charles buscou defender projetos humanitários e de preservação ambiental.
No fim dos anos 1970, Charles conheceu Diana Spencer, com quem se casou em 1981 e teve dois filhos, os príncipes William e Harry. O casamento dos dois atraiu atenção global, mas foi marcado por muitas turbulências, que culminaram em um divórcio em 1992. Cinco anos depois, Diana morreu em um acidente de carro em Paris.
Em 2005, Charles se casou com Camilla Parker Bowles, com quem manteve um envolvimento amoroso por décadas, mesmo enquanto esteve casado.
Charles chegou ao trono britânico em setembro de 2022, quando sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, morreu, aos 96 anos. Ele foi coroado em uma cerimônia em maio de 2023.