Mundo

Putin e Trump agendam reunião pessoal para cúpula do G20

Por telefone, Putin e Trump se pronunciaram por continuar seus contatos e também por organizar um encontro pessoal, segundo agência russa

Trump: a cúpula de líderes do G20 que será realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo (Yuri Gripas/Reuters)

Trump: a cúpula de líderes do G20 que será realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo (Yuri Gripas/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de maio de 2017 às 16h36.

Última atualização em 2 de maio de 2017 às 16h56.

Moscou - Os presidentes de Rússia e Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, combinaram nesta terça-feira de realizar uma reunião pessoal durante a cúpula de líderes do G20 que será realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, na Alemanha, informou o Kremlin.

Em uma conversa por telefone, "Vladimir Putin e Donald Trump se pronunciaram por continuar seus contatos telefônicos e também por organizar um encontro pessoal dentro da cúpula do G20 de 7 e 8 de julho em Hamburgo", anunciou às agências de notícias russas o serviço de imprensa da presidência russa.

Os dois governantes, acrescentou o Kremlin em nota, "falaram de toda uma série de temas para a cooperação dos dois países na arena internacional" e "deram ênfase à perspetiva de coordenar as ações de Rússia e Estados Unidos na luta contra o terrorismo internacional no contexto da crise síria".

Putin, segundo o comunicado da presidência, "pediu contenção e a diminuição da tensão "ao presidente americano em relação à situação na península da Coreia.

"Foi lembrado que seja iniciado um trabalho conjunto destinado a buscar soluções diplomáticas integrais para o problema", concluiu o Kremlin em alusão à perigosa escalada de tensão entre Washington e Pyongyang, e às provocações nucleares do regime norte-coreano.

O contato de hoje foi o primeiro entre os dois líderes desde o dia 3 de abril, quando Trump ligou para Putin para prestar condolências após o atentado terrorista no metrô de São Petersburgo, no qual morreram 14 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)G20RússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

González irá voltar à Venezuela "na hora certa, mas não agora", diz María Corina

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta em encerrar checagem de fatos

Oposição venezuelana diz na Colômbia que Edmundo González será empossado hoje

Governo americano aumenta de US$ 15 milhões para US$ 25 milhões recompensa pela captura de Maduro