Mundo

Putin e Erdogan iniciam nova rodada de consultas na Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan, iniciaram rodada de consultas sobre o programa nuclear iraniano

Primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan (e), e Vladimir Putin: reunião tentará impulsionar a cooperação bilateral (Aleksey Nikolskyi/RIA Novosti/Kremlin/Handout via Reuters)

Primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan (e), e Vladimir Putin: reunião tentará impulsionar a cooperação bilateral (Aleksey Nikolskyi/RIA Novosti/Kremlin/Handout via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2013 às 08h52.

São Petersburgo - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan, iniciaram nesta sexta-feira uma rodada de consultas nas quais abordarão o programa nuclear iraniano, entre outros assuntos internacionais, e tentarão impulsionar a cooperação bilateral.

"Inclusive, sem nossa participação pessoal, as relações entre Rússia e Turquia se desenvolvem com sucesso", disse o chefe do Kremlin ao receber Erdogan no Palácio de Constantino, situado nos arredores de São Petersburgo, segundo as agências locais.

Após destacar a importância da quarta reunião do Conselho de Cooperação Rússia-Turquia, realizada hoje, Erdogan expressou seu convencimento de que ambos os países podem dar passos conjuntos em importantes âmbitos.

Após a troca de saudações, ambos os líderes continuaram a reunião a portas fechadas.

"Nesse encontro serão abordados principalmente assuntos internacionais. Em particular, a situação no Oriente Médio, Síria e o programa nuclear iraniano", adiantou Yuri Ushakov, assessor do presidente russo, que ressaltou que os temas de cooperação econômica serão tratados na reunião ampliada das delegações.

"Atualmente estão em processo de elaboração cinco acordos e memorandos bilaterais, que poderiam ser assinados ao término do Conselho de Cooperação", disse Ushakov.

Entre esses documentos, acrescentou, destaca-se um memorando de entendimento para facilitar a passagem de mercadorias pelos controles alfandegários de ambos os países.

Depois da Alemanha, a Rússia é o segundo parceiro comercial da Turquia, com uma troca comercial anual de mais de US$ 34 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísPolíticosTayyip ErdoganVladimir Putin

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos