Mundo

Putin defende maior peso dos Brics nos problemas mundiais

Putin aplaudiu a criação de um banco de desenvolvimento comum aos cinco países, cuja fundação foi aprovada hoje durante cúpula


	Vladimir Putin: ele defendeu que Brics tenha um maior peso nos problemas mundiais
 (Alexei Nikolsky/AFP)

Vladimir Putin: ele defendeu que Brics tenha um maior peso nos problemas mundiais (Alexei Nikolsky/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 17h17.

Fortaleza - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira em discurso durante a VI Cúpula dos Brics, fórum que seu país integra junto com Brasil, China, África do Sul e Índia, que defende este grupo tenha um maior peso nos problemas mundiais.

"Após ter o Brasil na presidência dos Brics, será a vez da Rússia. Tomaremos toda a experiência acumulada, todo o trabalho conjunto e faremos tudo o que for necessário para aumentar a presença dos Brics nos problemas mundiais", disse Putin durante a Cúpula dos Brics na cidade de Fortaleza.

Putin aplaudiu a criação de um banco de desenvolvimento comum aos cinco países, cuja fundação foi aprovada hoje durante a cúpula, e disse que esta instituição 'será um meio muito poderoso para prevenir novas dificuldades econômicas e estabelecer os fundamentos para grandes mudanças econômicas'.

O líder russo também afirmou que os Brics estudam acordos para criar um "banco internacional de combustíveis", que serviria para "consolidar a segurança" do abastecimento aos cinco países.

Além disso, estão sendo estudados acordos no setor de satélites, o que poderia ter aplicações em várias áreas, entre as quais citou a agricultura.

Putin destacou, além disso, que os Brics podem estender sua cooperação à indústria mineradora e ressaltou que estes cinco países entesouram 36% das reservas mundiais de matérias-primas.

Em matéria educativa, a Rússia também propôs a criação de uma universidade dos Brics que funcionaria através da internet.

Além de Putin, participaram da cúpula a presidente Dilma Rousseff; os presidentes da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Jacob Zuma; eo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBricsEuropaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal