Acompanhe:

Putin afirma que Assad está disposto a compromisso e diálogo

Putin ressaltou que confia "que as autoridades sírias e os opositores apoiarão o processo de paz"

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Putin e Assad: "Vemos sua moderação, seu sincero desejo de paz, sua disposição ao compromisso e ao diálogo"
 (Alexei Druzhinin / Reuters)

Putin e Assad: "Vemos sua moderação, seu sincero desejo de paz, sua disposição ao compromisso e ao diálogo" (Alexei Druzhinin / Reuters)

D
Da Redação

Publicado em 17 de março de 2016 às, 09h27.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu nesta quinta-feira que o líder sírio, Bashar al Assad, está disposto ao diálogo e ao compromisso nas negociações para o fim do conflito na Síria.

"Quero destacar a postura de Assad. Vemos sua moderação, seu sincero desejo de paz, sua disposição ao compromisso e ao diálogo", disse Putin no Kremlin durante a cerimônia de entrega de medalhas aos militares russos que serviram no país árabe.

Putin ressaltou que "a escalada militar" não é a opção preferida pela Rússia, e que confia "que as autoridades sírias e os opositores apoiarão o processo de paz".

Por sua vez, destacou que sua decisão de começar a retirar o grosso das tropas russas foi feita de comum acordo com Assad, que tinha solicitado no final de setembro o desdobramento de tropas russas para combater o Estado Islâmico.

"O próprio fato da retirada do grosso de nossas forças, para as recém iniciadas negociações para a regulação do conflito sírio em Genebra já é um grande e positivo sinal. Tenho certeza que todas as partes no conflito avaliarão em sua justa medida", disse.

Putin destacou que neste momento o exército sírio está perfeitamente capacitado para lançar uma nova ofensiva e expulsar os terroristas de seu território.

"Atualmente, o exército sírio está capacitado não só para conter os terroristas, mas para lançar contra eles uma bem-sucedida ofensiva", disse.

Putin recalcou que "as Forças Armadas sírias tomaram a iniciativa e continuam limpando seu território de grupos terroristas" e avaliou que, "em breve as forças patrióticas conseguirão novos sucessos na luta contra o terrorismo".

Ao mesmo tempo, advertiu que, caso seja necessário, a Rússia pode "literalmente em questão de horas ampliar sua presença militar na região de acordo com a magnitude da ameaça e utilizar todo o arsenal à nossa disposição".

"Não que eu gostaria de ter de fazê-lo", ao destacar que as forças que a Rússia mantém na Síria - no aeroporto de Khemeimim (Latakia) e no porto de Tartus - são suficientes para garantir o cumprimento do cessar-fogo, em vigor desde o final de fevereiro.

Além disso, lembrou que a Rússia continua a colaborar com Damasco na luta contra o EI, a Frente al Nusra e outros grupos terroristas, como definido pelo Conselho de Segurança da ONU.

Desde que começou a operação aérea contra o Estado Islâmico no final de setembro, a Rússia exibiu "liderança, vontade e responsabilidade indiscutíveis", acrescentou o presidente russo.

Internamente, com os atuais problemas orçamentários do país devido à recessão econômica, Putin estimou em 33 bilhões de rublos (cerca de R$ 1,8 bilhão) o custo até agora da campanha aérea russa na Síria.

"Certamente, a operação militar na Síria exigiu certas despesas, mas a maioria são recursos do Ministério da Defesa, que já tinham sido incluídos no orçamento de 2015 para manobras e adestramento militar", disse.

Fontes do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia citadas pelo jornal "Kommersant" indicaram que permaneceram na Síria pelo menos quatro caças-bombardeiros SU-35, uma dezena de helicópteros, carros de combate T-90S, transportes blindados e sistemas de defesa antiaérea.

Últimas Notícias

Ver mais
Chefe de espionagem russa visita Coreia do Norte para falar de segurança
Mundo

Chefe de espionagem russa visita Coreia do Norte para falar de segurança

Há 16 horas

EUA sanciona indivíduos e empresas que apoiam governo da Síria
Mundo

EUA sanciona indivíduos e empresas que apoiam governo da Síria

Há 2 dias

Rússia acusa Ucrânia de ataque terrorista já assumido pelo Estado Islâmico
Mundo

Rússia acusa Ucrânia de ataque terrorista já assumido pelo Estado Islâmico

Há 3 dias

Zelensky acusa Putin de querer culpar Ucrânia por atentado em Moscou
Mundo

Zelensky acusa Putin de querer culpar Ucrânia por atentado em Moscou

Há 5 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais