Mundo

PSDB quer explicação de Mercadante sobre 'aloprados'

Reportagem da revista Veja do final de semana aponta o ministro como um dos mentores do plano

Mercadante seria citado numa gravação em poder da revista (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Mercadante seria citado numa gravação em poder da revista (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 15h19.

São Paulo - O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira, deve pedir hoje a convocação do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a uma das comissões da Casa. O objetivo é retomar as investigações sobre o "Dossiê dos Aloprados", elaborado em 2006 contra o tucano José Serra.

Reportagem da revista Veja do final de semana aponta Mercadante como um dos mentores do plano. À época, o ex-governador de São Paulo disputava com ele o cargo que ocupou até 2010. O material denegriria a imagem do adversário, a frente nas pesquisas desde o início da disputa - vencida no primeiro turno.

A origem de R$ 1,75 milhão, encontrado em setembro daquele ano num hotel de São Paulo, segue desconhecida. A quantia seria utilizada para comprar o dossiê. "As informações trazidas agora são suficientes para que a apuração prossiga", disse o líder tucano. Segundo ele, "se havia falta de provas, não há mais".

O ministro seria citado numa gravação em poder da revista. Nela, o atual secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, afirmaria a colegas do PT que o plano do dossiê foi feito com "o conhecimento e a autorização" de Mercadante, "encarregado de arrecadar parte do dinheiro em São Paulo".

O PSDB também ingressará com uma representação no Ministério Público Federal e um ofício à Polícia Federal, pedindo a reabertura do caso. Veloso será convidado a prestar esclarecimentos na Câmara. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosPolíticaCorrupçãoEscândalosFraudesOposição políticaPSDBRevista VEJA

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump