Produtividade da mão de obra sobe 2,6% nos EUA

Levantamento do Departamento do Trabalho dos EUA também mostrou que o custo da mão de obra caiu 0,6% no quarto trimestre de 2010

A produtividade nos Estados Unidos registrou o segundo ganho consecutivo no quarto trimestre do ano passado, na medida em que as empresas aumentaram a produção e mantiveram os custos trabalhistas baixos. Entre outubro e dezembro de 2010, a produtividade da mão de obra subiu 2,6%, enquanto o custo da mão de obra caiu 0,6%, informou hoje o Departamento do Trabalho.

Economistas esperavam que a produtividade subisse 2,1% e o custo aumentasse 0,1%. No terceiro trimestre do ano passado, a produtividade da mão de obra nos EUA havia subido 2,4% e os custos haviam caído 0,1%.

A produção das empresas não agrícolas dos EUA aumentou 4,5% durante o quarto trimestre, em comparação com o mesmo período de 2009. O crescimento se compara à alta de 3,8% vista no terceiro trimestre. As horas trabalhadas aumentaram 1,8%, depois de subirem 1,4% no terceiro trimestre.

A produtividade do setor de manufatura – um importante motor da recuperação econômica – cresceu 5,8% no quarto trimestre, depois de aumentar 1,4% nos três meses imediatamente anteriores. As horas trabalhadas no setor de manufatura caíram 2,0%, em comparação com a alta anterior de 3,6%. As informações são da Dow Jones.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.