Mundo

Produção industrial cai 0,1% em janeiro nos EUA

Resultado contrariou as estimativas dos economistas, que esperavam alta de 0,5%

Utilização da capacidade da indústria também recuou, para 76,1% (Sean Gallup/Getty Images)

Utilização da capacidade da indústria também recuou, para 76,1% (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 13h02.

Washington - As indústrias dos Estados Unidos reduziram inesperadamente a produção em janeiro, na medida em que o frio extremo do fim do ano passado deu lugar a uma temperatura mais amena e provocou queda na demanda por produtos das concessionárias públicas. A produção industrial caiu 0,1% no mês passado, segundo informou hoje o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

O resultado contrariou as estimativas dos economistas, que esperavam alta de 0,5%. O dado de dezembro foi revisado pelo Fed para mostrar alta de 1,2%, ante a alta de 0,8% divulgada anteriormente. A utilização da capacidade da indústria também recuou levemente em janeiro, para 76,1%, ante 76,2% em dezembro. Economistas esperavam taxa de 76,3%. As taxas operacionais continuam abaixo da média do período de 1972 a 2009, que foi de 80,6%.

A produção das concessionárias caiu 1,6% em janeiro, depois de recuarem 4,1% em dezembro. No entanto, a produção em um dos principais setores da economia dos EUA aumentou: o setor de manufatura teve alta de 0,3% em janeiro, após ganho revisado de 0,9% em dezembro. Em comparação com janeiro do ano passado, a produção do setor de manufatura cresceu 5,5%. Neste setor, a utilização da capacidade aumentou para 73,7%, ante os 73,5% divulgados em dezembro (dado revisado).

A produção de bens duráveis subiu 0,6% de dezembro para janeiro, puxada pelo avanço de 3,2% em veículos e autopeças. Excluindo o setor automotivo, a produção industrial dos EUA aumentou 0,1%. A atividade do setor de construção caiu 0,2% e a de mineração recuou 0,7%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Indicadores econômicosIndústriaIndústrias em geralPaíses ricos

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã