Mundo

Procuradoria processará presidente catalão por consulta

Comunicado assinala que o processo diz respeito à convocação do processo de participação cidadã de 9 de novembro passado


	Presidente da Catalunha, Artur Mas: ele tem a intenção agora de tentar um verdadeiro referendo sobre a autonomia
 (Josep Lago/AFP)

Presidente da Catalunha, Artur Mas: ele tem a intenção agora de tentar um verdadeiro referendo sobre a autonomia (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 15h03.

Madri - O procurador-geral do Estado espanhol, Eduardo Torres-Dulce, vai abrir um processo contra o presidente regional catalão Artur Mas em função da consulta simbólica sobre a independência desta região do nordeste espanhol, suspensa pelo Tribunal Constitucional, informa um comunicado oficial.

"O Ministério Público entrará com ações legais oportunas ante o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha", afirma o texto.

O comunicado assinala ainda que o processo diz respeito à convocação do processo de participação cidadã de 9 de novembro passado.

O governo espanhol afirma que não negociará com a Catalunha sobre o direito de autodeterminação porque isso não é possível dentro da atual Constituição espanhola.

Reforçado pela votação simbólica de mais de dois milhões de pessoas no último domingo que registrou a vitória do sim à independência da região, o presidente Artur Mas tem a intenção agora de tentar um verdadeiro referendo sobre a autonomia, que Madri se nega a negociar.

Apesar do veto imposto por Madri, 2,32 milhões de pessoas participaram da votação, segundo números oficiais anunciados pelo executivo catalão, num dia histórico para o nacionalismo desta grande região do nordeste espanhol - onde o sentimento separatista cresce há 10 anos, alimentado por uma grave crise econômica que aumentou as tensões políticas.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaPiigsEspanhaCatalunha

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro