Mundo

Processo de paz na Colômbia recebe propostas pela web

Até as 16h de Brasília, haviam sido recebidas, por meio da página web, 3.224 propostas ao processo de paz


	Negociações de paz em Havana: o coordenador da ONU na Colômbia, Bruno Moro, destacou que o processo de paz entre o governo e a guerrilha, iniciado em novembro do ano passado, é um “vivo exemplo de democracia”.
 (©AFP / Adalberto Roque)

Negociações de paz em Havana: o coordenador da ONU na Colômbia, Bruno Moro, destacou que o processo de paz entre o governo e a guerrilha, iniciado em novembro do ano passado, é um “vivo exemplo de democracia”. (©AFP / Adalberto Roque)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2013 às 17h05.

Bogotá - Embora as reuniões da mesa de negociações de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do país sejam fechadas, a população do país pode enviar sugestões aos negociadores. Há duas formas de apresentar a colaboração: participando de fóruns regionais ou escrevendo diretamente em um site na internet.

Até as 16h de Brasília, haviam sido recebidas, por meio da página web, 3.224 propostas ao processo de paz. O endereço de acesso é https://www.mesadeconversaciones.com.co/. Não foi divulgado balanço sobre o número de sugestões recebidas pelos fóruns regionais, que vêm sendo realizados desde o início deste ano.

O coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia, Bruno Moro, destacou que o processo de paz entre o governo e a guerrilha, iniciado em novembro do ano passado, é um “vivo exemplo de democracia” referindo-se à possibilidade de participação popular por meio dos fóruns regionais e pela internet.

“O mecanismo de participação cidadã, implementado para enviar as propostas da população à mesa negociadora, é uma excelente iniciativa”, pontuou.

Moro participou hoje (1º), em Bogotá, da apresentação da nova etapa dos fóruns regionais pela paz na Colômbia, realizados pela Comissão de Paz do Congresso colombiano, ao lado do subsecretário-geral ONU para a América Latina, Heraldo Muñoz.

Muñoz também reconheceu que há avanços na mesa de diálogos de paz entre as Farc e os representantes do governo do país. “Vamos acompanhar constantemente a agenda do processo programada para este ano, e acreditamos que há avanços nas negociações”, declarou.

Além de receber sugestões, a página web também permite que os colombianos acompanhem o processo de paz. O site reúne as propostas em discussão, bem como documentos e declarações das Farc e do governo. A quinta rodada de conversações deve terminar hoje em Havana, Cuba.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcInternet

Mais de Mundo

Duas pessoas morrem no Texas, nos EUA, após chegada do furacão Beryl; número de vítimas sobe para 9

A inesperada derrota da extrema direita na França em três pontos

Peña respalda negociação do Mercosul com a China, desde que não prejudique laço com Taiwan

Presidente do Panamá formaliza interesse do país em participar do Mercosul

Mais na Exame