Mundo

Primeiro-ministro japonês viaja à Ucrania para reunião com Zelensky

Fumio Kishida é o único governante do G7 que ainda não viajou ao país

Kishida e Zelensky: visita acontece no momento em que o presidente da China, Xi Jinping, está em Moscou (AFP/AFP Photo)

Kishida e Zelensky: visita acontece no momento em que o presidente da China, Xi Jinping, está em Moscou (AFP/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 21 de março de 2023 às 07h25.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, viajou à Ucrânia para uma visita surpresa e terá uma reunião nesta terça-feira, 21, com o presidente Volodimir Zelensky, informou ministério das Relações Exteriores.

Kishida "transmitirá diretamente ao presidente Zelensky o respeito pela coragem e a perseverança do povo ucraniano que, sob a liderança, se levantou para defender sua pátria, assim como a solidariedade e o forte apoio à Ucrânia por parte do Japão e do G7, presidido pelo Japão", afirma um comunicado divulgado pela diplomacia nipônica.

O chefe de Governo japonês foi convidado a visitar a Ucrânia na condição de anfitrião da reunião de cúpula do G7 deste ano.

Kishida é o único governante do G7 que ainda não viajou à Ucrânia, depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma visita surpresa em fevereiro a Kiev e se reuniu com Zelensky.

O canal NHK informou que seus jornalistas na Polônia filmaram um veículo com o primeiro-ministro na cidade de Przemysl, de onde outros líderes internacionais embarcaram em um trem com destino à Ucrânia.

Por que agora?

A visita acontece no momento em que o presidente da China, Xi Jinping, está em Moscou e se reúne com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para abordar o conflito na Ucrânia.

O Japão anunciou em fevereiro uma oferta de ajuda de 5,5 bilhões de dólares à Ucrânia, depois de enviar assistência humanitária e emergência.

O governo japonês não ofereceu apoio militar até o momento porque a Constituição pacifista do país limita a ação de suas Forças Armadas a missões de defesa.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaVolodymyr-ZelenskyJapão

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20