Mundo

Primeiro-ministro da China, Li Qiang, ressalta potencial da economia chinesa em Forum Davos de Verão

Ele disse ainda que a China está disposta a trabalhar com empreendedores de todo o mundo para apoiar firmemente a globalização econômica

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, discursa no Fórum Econômico Mundial em Tianjin

 (AFP/AFP)

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, discursa no Fórum Econômico Mundial em Tianjin (AFP/AFP)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 28 de junho de 2023 às 17h00.

Última atualização em 28 de junho de 2023 às 17h22.

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, disse no 14º Fórum de Verão de Davos, que acontece na cidade chinesa de Tianjin, que, a avaliar pela conjuntura deste ano, a recuperação econômica da China apresenta uma tendência claramente positiva, com um crescimento homólogo de 4,5% no primeiro trimestre. A expectativa, segundo o primeiro-ministro, é atingir uma taxa de crescimento de cerca de 5% para o ano.

Em um discurso na cerimônia, ele afirmou que nos últimos dez anos a China tem sido uma importante fonte de energia para o crescimento estável da economia mundial. Li disse que a China tem desempenhado um papel importante na promoção do livre comércio internacional e na estabilização do crescimento da economia mundial.

Segundo Li, a China irá introduzir medidas mais práticas e eficazes para expandir o potencial da demanda doméstica, estimular a vitalidade do mercado, promover o desenvolvimento coordenado das áreas urbanas e rurais, acelerar a transformação verde do modelo de desenvolvimento e promover a abertura de alto nível.

Algumas organizações e instituições internacionais também elevaram suas previsões para o crescimento econômico da China neste ano, mostrando sua confiança nas perspectivas de desenvolvimento da China. “Estamos totalmente confiantes e capazes de promover o desenvolvimento estável e de longo prazo da economia da China no caminho do desenvolvimento de alta qualidade em um período de tempo relativamente longo”, disse.

O primeiro-ministro disse ainda que a China está disposta a trabalhar com empreendedores de todo o mundo para apoiar firmemente a globalização econômica, proteger a economia de mercado, apoiar firmemente o livre comércio e liderar a economia mundial em direção a um futuro mais inclusivo, resiliente e sustentável.

Fonte: Dagong.com
Imagem principal: Ju Peng/ Xinhua

Acompanhe tudo sobre:ChinaGlobalizaçãoComércio exterior

Mais de Mundo

MP da Venezuela convoca candidato opositor para depor na segunda-feira

Estado Islâmico reivindica ataque com faca que deixou três mortos na Alemanha

Inundações em Bangladesh levam 300.000 pessoas para abrigos de emergência

Alemanha prende suposto envolvido em esfaqueamento que deixou três mortos

Mais na Exame