Mundo

Primeira escola de garrafas PET é construída na Ásia

A escola foi construída com milhares de garrafas de 1,5 e 2 litros de refrigerante e água

As garrafas PET foram preenchidas com adobe líquido, feito de terra crua, água, palha ou fibras naturais (Kristel Gonzales)

As garrafas PET foram preenchidas com adobe líquido, feito de terra crua, água, palha ou fibras naturais (Kristel Gonzales)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 10h26.

São Paulo - Construída em San Pablo, nas Filipinas, a escola feita com garrafas plásticas descartadas é a primeira deste tipo na Ásia. O projeto foi concebido por Illac Diaz, juntamente com a MyShelter Foundation (Fundação Meu Abrigo).

Quando Diaz percebeu a falta de escolas em pequenas províncias das Filipinas, pensou em uma maneira de resolver isso e criou o Bottle School Project (Projeto de Escolas de Garrafa). O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância da construção de novas escolas, além de dar novo uso a um material com descarte considerado problemático nos dias de hoje.

“É muito gratificante porque o que costumava ser um problema, hoje é considerado uma nova solução”comenta Diaz sobre o uso de garrafas na construção.

Illac Diaz já é conhecido mundialmente por seus projetos sociais inovadores. Em 2008, Diaz foi nomeado como “Jovem Líder Global” pelo Fórum Mundial Econômico em Genebra, na Suíça.

A escola foi construída com milhares de garrafas de 1,5 e 2 litros de refrigerante e água. As garrafas PET foram preenchidas com adobe líquido, que é constituído basicamente de terra crua, água, palha ou fibras naturais.  A combinação, que é relativamente barata, chega a ser três vezes mais forte que o concreto.

Em Junho, a Fundação MyShelter organizou uma corrida para coletar as garrafas PET, a campanha foi considerada um sucesso. A escola foi construída com a ajuda de dezenas de voluntários. O terreno foi doado pelo governo local de San Plabo.

A escola é apenas a primeira de muitas, já que Diaz pretende continuar com seu projeto e disseminar a ideia para outros países.

Acompanhe tudo sobre:Construção civilIndústriaIndústrias em geralPreservação ambientalReciclagemSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Governo conservador português quer restaurar alguns benefícios fiscais para estrangeiros

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022

Mbappé pede votos contra extrema direita: "Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente"

França rechaça rumores sobre possível cancelamento dos Jogos Olímpicos

Mais na Exame