Mundo

Presidente sul-coreana substitui chefe de gabinete e secretário

Presidente da Coreia do Sul nomeou Han Gwang-ok como novo chefe de gabinete, em meio a escândalos de corrupção

Park Geun-hye: presidente da Coreia do Sul já tinha anunciado troca do primeiro-ministro na véspera (Kim Hong-Ji/Reuters)

Park Geun-hye: presidente da Coreia do Sul já tinha anunciado troca do primeiro-ministro na véspera (Kim Hong-Ji/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de novembro de 2016 às 08h29.

Última atualização em 3 de novembro de 2016 às 08h34.

Seul - A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, nomeou nesta quinta-feira seu novo chefe de gabinete e um alto secretário, no meio de um escândalo de corrupção que envolve uma confidente próxima à própria chefe de Estado.

O novo chefe de gabinete é Han Gwang-ok, um veterano deputado de 74 anos e até agora líder do comitê presidencial para a coesão nacional, disse à Agência Efe um porta-voz da Casa Azul.

Han já se desempenhou a função de chefe de gabinete do ex-presidente Kim Dae-jung, com um governo progressista, em contraste com Park Geun-hye.

A presidente também nomeou hoje como secretário de assuntos políticos a Hur Won-je, um ex-jornalista que virou político e foi deputado entre 2008 e 2012.

As novas mudanças acontecem um dia após Park nomear o novo primeiro-ministro, Kim Byong-joon, e os dois novos ministros de Finanças e Segurança Pública, Yim Jong-yong e Park Seung-joo, respectivamente, embora no caso destes três será necessária a confirmação da Assembleia Nacional (parlamento).

Acompanhe tudo sobre:Coreia do Sul

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos