Mundo

Presidente russo apoia vaga para Índia no Conselho da ONU

Índia pleiteia uma vaga no Conselho de Segurança - o principal órgão da ONU - refletindo sua importância econômica e demográfica

índia: a China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana

índia: a China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2010 às 06h33.

Nova Délhi - O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse nesta terça-feira que apoia à reivindicação indiana por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, o que poderia representar uma pressão diplomática sobre a China, rival regional de Nova Délhi.</p>

Medvedev declarou seu apoio numa entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, no início de uma visita de dois dias à Índia.

A Índia pleiteia uma vaga no Conselho de Segurança -- o principal órgão da ONU -- refletindo sua importância econômica e demográfica. Outros países emergentes, como o Brasil, também reivindicam sua inclusão como membro permanente do Conselho, propondo sua ampliação.

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes com poder de veto - Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos -, além de dez membros rotativos e sem direito a veto. A China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaÍndiaONU

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD