Presidente da Polônia, Andrzej Duda é diagnoticado com covid-19 (Hannibal Hanschke/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 24 de outubro de 2020 às 10h39.
O governo da Polônia anunciou neste sábado que o presidente do país, Andrzej Duda, foi diagnosticado com covid-19. No Twitter, o porta-voz Blazej Spychalski disse que o chefe de Estado passa bem e está em isolamento.
Duda participou de eventos oficiais do governo na última sexta-feira, visitando o Estádio Nacional de Varsóvia, que foi transformado em hospital de campanha, e também homenageou a tenista Iga Swiatek, que ganhou o título feminino no Torneio de Roland Garros no início do mês.
O diagnóstico vem em um momento onde a pandemia começa a sair de controle no país do Leste Europeu. Hoje, o governo iniciou medidas mais severas de isolamento social e as autoridades sanitárias anunciaram 13.628 novos casos da doença nas últimas 24 horas, com 179 mortes, recorde de óbitos em um dia desde o início da contagem.
O cargo de presidente na Polônia é cerimonial, com o dignitário representando o país no exterior e sancionando leis aprovadas no parlamento. O dia a dia no governo polonês é comandado pelo primeiro-ministro Mateusz Morawiecki.