Mundo

Presidente paraguaio passa mal no G20 e é hospitalizado no Rio de Janeiro

Santiago Peña foi atendido em um hospital particular de Botafogo e passa bem de acordo com nota oficial

O presidente do Paraguai, Santiago Pena (E), é fotografado antes da foto de grupo após a primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL/AFP)

O presidente do Paraguai, Santiago Pena (E), é fotografado antes da foto de grupo após a primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 06h26.

Última atualização em 19 de novembro de 2024 às 06h26.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, "está bem" após ter sido internado em um hospital no Rio de Janeiro devido a uma indisposição na noite desta segunda-feira, 18, durante a cúpula do G20, informou o centro de saúde.

Em um boletim médico, o hospital Samaritano de Botafogo, localizado na Zona Sul do da capital fluminense, informou que Peña, de 46 anos, "apresentou um mal-estar no período da tarde" e foi levado ao centro de saúde para realizar exames de diagnósticos.

"O chefe de Estado passa bem e seu estado de saúde atual é estável", acrescentou na nota.

"Conversei com o presidente Santiago Peña (...). Ele está bem, aguardando os resultados dos exames médicos", informou mais cedo o vice-presidente paraguaio, Pedro Alliana, na rede social X.

A esposa do presidente, Leticia Ocampos, também reiterou nas redes sociais que Peña está "bem", ao mesmo tempo em que agradeceu as mensagens de apoio recebidas.

"Obrigada a todos pelas mensagens de apoio para o Santi. Ele se encontra bem, permanece em observação e aguarda alguns resultados no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro", escreveu na rede X.

Embora o Paraguai não seja membro do G20, Peña participa da reunião de líderes como convidado do anfitrião do encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com outros chefes de Estado.

O presidente paraguaio foi levado de ambulância a partir da sede da cúpula das maiores economias mundiais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), segundo testemunhas.

A imprensa relatou que o mandatário paraguaio sentiu "uma dor no peito" durante a reunião de líderes no MAM e foi submetido a um eletrocardiograma que revelou algumas alterações, o que motivou sua internação hospitalar.

Pouco antes de se sentir mal, o presidente paraguaio destacou em uma apresentação na cúpula os avanços de seu país em matéria de redução da pobreza e da extrema pobreza nos últimos 20 anos, que caíram de 57,7% para 22,7%, e de 16,2% para 4,9%.

Acompanhe tudo sobre:Paraguai

Mais de Mundo

México nega interferência política nos EUA após acusações de Trump

EUA suspende agentes do ICE após morte em Minneapolis

União Europeia avança em debate para banir redes sociais para adolescentes

Documento explica planos militares de Trump para China e América Latina