Mundo

Presidente do Irã ainda está indeciso sobre negociação

Hassan Rohani ainda está decidindo quem vai liderar as negociações do Irã com as potências mundiais sobre o programa nuclear do país, disse Ministério


	Hasan Rohani: presidente já sinalizou que o Irã está disposto a ser mais transparente sobre o programa e assumir uma postura menos agressiva nas negociações
 (AFP)

Hasan Rohani: presidente já sinalizou que o Irã está disposto a ser mais transparente sobre o programa e assumir uma postura menos agressiva nas negociações (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 08h32.

Dubai - O presidente Hassan Rohani ainda está decidindo quem vai liderar as negociações do Irã com as potências mundiais sobre o programa nuclear iraniano, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira, mais de dois meses após a eleição do clérigo moderado.

Rohani já sinalizou que o Irã está disposto a ser mais transparente sobre o programa e assumir uma postura menos agressiva nas negociações com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, o chamado P5+1.

Embora já tenha nomeado o gabinete, Rohani ainda não anunciou quem será o novo chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional, que também exerceu o papel de principal negociador nos 10 anos de negociações nucleares do Irã com as potências.

A demora levou a especulações na mídia iraniana de que Rohani quer transferir esse papel para o Ministério das Relações Exteriores, tradicionalmente uma instituição menos radical.

"Nos últimos 10 anos... o negociador tem sido o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional. Isso pode mudar, o senhor Rohani pode decidir nomear outra pessoa, talvez o ministro das Relações Exteriores ou qualquer outra pessoa que ele julgue necessário", disse o porta-voz da chancelaria, Abbas Araqchi, em entrevista coletiva.

"Nós ainda estamos esperando nosso presidente anunciar qual instituição será responsável pelas negociações nucleares e, depois identificar o negociador e a equipe nuclear", disse Araqchi.

Rohani já nomeou o pragmático Ali Akbar Salehi, ex-ministro das Relações Exteriores, para substituir o linha-dura Fereydoun Abbasi-Davani como chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, uma medida que especialistas viram como sinal de uma abordagem mais flexível.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaHassan RohaniIrã - PaísTestes nucleares

Mais de Mundo

Autoridades resgatam 36.448 Pessoas das Inundações em Valência

Rússia está envolvida em ameaças de bomba no dia da eleição nos EUA, diz secretário

Arizona reforça segurança em centros de votação com drones e vigilância armada

Ameaças interrompem temporariamente votação na Geórgia, condado decisivo dos EUA