Mundo

Presidente do COI espera que atletas russos compitam no Rio

Uma comissão independente criada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) recomendou que a Federação de Atletismo da Rússia seja banida do esporte


	Atletas russos: o COI afirmou querer a abertura de procedimentos disciplinares
 (Sergei Karpukhin/REUTERS)

Atletas russos: o COI afirmou querer a abertura de procedimentos disciplinares (Sergei Karpukhin/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2015 às 08h48.

Wellington - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse esperar que a Rússia cumpra os regulamentos de doping a tempo para que os russos possam competir nas provas de atletismo da Olimpíada do Rio em 2016, apesar dos apelos para que o país seja proibido de participar, em meio a alegações de fraude apoiadas pelo Estado.

Uma comissão independente criada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) recomendou que a Federação de Atletismo da Rússia seja banida do esporte após acusações de corrupção generalizada e conluio com autoridades russas, que incluem o encobrimento de testes positivos para uso de doping.

O COI afirmou querer a abertura de procedimentos disciplinares e alertou que quaisquer competidores, treinadores ou dirigentes mencionados no relatório da Wada que comprovadamente tenham violado os regulamentos antidoping seriam punidos e retirados de medalhas.

Em uma entrevista à televisão da Nova Zelândia nesta quarta-feira, Bach declarou que não iria especular sobre se os atletas russos deveriam ser proibidos de participar das Olimpíadas de 2016.

Ele disse que cabe à Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) determinar se as sanções são necessárias.

"Não vou especular sobre isso", disse Bach. "Agora, temos essa questão sobre o atletismo. A federação internacional vai tirar a sua conclusão e tomará as medidas necessárias."

Bach acrescentou ter plena confiança em que o novo presidente da Iaaf, Sebastian Coe, iria adotar medidas para limpar o esporte e disse esperar que as autoridades russas cumpram todos os procedimentos para garantir que seus atletas compitam no Rio.

"Estamos convencidos de que o presidente Sebastian Coe vai fazer o que for necessário", declarou. "Acho também que a Rússia cooperará para progredir e ter a certeza de que o atletismo russo está em conformidade com a Wada. Precisa disso, a fim de participar dos Jogos Olímpicos."

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDopingEsportesEuropaOlimpíadasRússia

Mais de Mundo

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela