Mundo

Presidente deposto do Iêmen pede novas eleições

Após dois dias de intenso conflito em Sanaa, o presidente Abed Rabbo Mansour Hadi e os rebeldes chegaram a um acordo para por fim ao impasse na capital Sanaa


	Ali Abdullah Saleh: presidente deposto em 2012 é suspeito de envolvimento com milícia xiita Houthis
 (Getty Images)

Ali Abdullah Saleh: presidente deposto em 2012 é suspeito de envolvimento com milícia xiita Houthis (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 18h31.

Priorizar nos meus resultados Google

Sanaa - O ex-presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, pediu hoje que o governo convoque eleições presidenciais e para o parlamento do país.

Saleh, que foi deposto em 2012, é suspeito de envolvimento com a milícia xiita Houthis, que recentemente lançou uma ofensiva na capital para forçar o presidente Abed Rabbo Mansour Hadi a conceder mais poder político ao grupo.

Os rebeldes fazem parte da seita Zaidi, uma ramificação do islamismo xiita, e há muito tempo reclamam de discriminação por parte das autoridades da capital.

Após dois dias de intenso conflito em Sanaa, em que os Houthis tomaram o palácio presidencial sitiavam a residência presidencial, Hadi e os rebeldes chegaram a um acordo para por fim ao impasse na capital.

O paradeiro de Hadi, que é apoiado pelos Estados Unidos, continua desconhecido.

O Houthis decidiu usar a força militar depois que as negociações para compartilhar mais poder fracassaram, na semana passada.

Desde então, eles tomaram as principais instalações do governo, do exército e da mídia iemenita.

O grupo, entretanto, parece relutante em depor Hadi e governar o país mais pobre do Oriente Médio.

O Iêmen tem 25 milhões de habitantes, a maioria sunita, que enxergam os Zaidi como heréticos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaIêmenEleiçõesIslamismoXiitas

Mais de Mundo

Eleições em Israel: Netanyahu alega fraude em pleito histórico com alta participação

Em mensagem a Lula, Xi Jinping destaca parceria entre China e Brasil como exemplo para o Sul Global

Trump diz que vai respeitar resultado das eleições dos EUA 'se votação for honesta'

Governo Milei diz que 'tomou nota' da vitória de Lula, mas não comentará resultado eleitoral