Mundo

Presidente da Itália pede "serenidade e respeito" após referendo

Segundo Mattarella, a afluência no referendo é "o testemunho de uma democracia sólida, de um país apaixonado, capaz de participação ativa"

Renzi e Mattarella: "A Itália é um grande país com muitas energias positivas em seu interior" (Tiziana Fabi/Pool/Reuters)

Renzi e Mattarella: "A Itália é um grande país com muitas energias positivas em seu interior" (Tiziana Fabi/Pool/Reuters)

E

EFE

Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 11h31.

Roma - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, pediu nesta segunda-feira "serenidade e respeito mútuo" após o resultado do referendo de domingo e o anúncio da renúncia do primeiro-ministro, Matteo Renzi.

Mattarella e Renzi se reuniram nesta manhã no Palácio do Quirinal e posteriormente o presidente italiano emitiu um comunicado no qual destaca que a alta afluência no referendo é "o testemunho de uma democracia sólida, de um país apaixonado, capaz de participação ativa".

O presidente pediu que "o clima político, mesmo com a dialética necessária, seja marcado pela serenidade e o respeito mútuo".

"A Itália é um grande país com muitas energias positivas em seu interior", disse Mattarelli.

"Temos que enfrentar compromissos e prazos os quais as instituições terão que garantir que respeitarão, garantindo respostas à altura dos problemas do momento", acrescentou o presidente.

Renzi, que anunciou sua renúncia após a derrota no referendo de reforma constitucional, indicou que depois do Conselho de Ministros de desta segunda-feira colocará seu cargo à disposição.

Acompanhe tudo sobre:GovernoItáliaPolítica

Mais de Mundo

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia